Cibersegurança: Ministério da Economia espanhol é alvo de ataque hacker

Data:

Cibersegurança: Ministério da Economia espanhol é alvo de ataque hacker | Juristas
Hacker using laptop. Lots of digits on the computer screen.

De acordo com o diário espanhol ABC e a rádio portuguesa Observador, o Ministério de Assuntos Económicos e Transformação Digital da Espanha foi alvo na última semana de ataque hacker. O fato foi percebido na segunda-feira (14) quando um funcionário reparou um cursor a se movimentar sozinho no ecrã e avisou a equipe técnica.

Para os informativos, o ataque tinha como objetivo entrar na rede SARA, que liga várias administrações públicas para permitir a partilha de dados — o que significa que outros organismos públicos podem também ter sido atacados.

Bruno Castro - VisionWareConforme Bruno Castro, Fundador e CEO da VisionWare – Sistemas de Informação, especialista em cibersegurança e investigação forense ninguém está a salvo desse tipo de ataque, nem as pequenas empresas nem os grandes conglomerados pelas informações que preservam e vínculos que desenvolvem. Segundo ele embora não exista uma segurança de 100%, é preciso se manter atualizado aos novos modos de ataque e se seguir investindo em segurança, para que se garanta o máximo possível.

O ataque já sendo investigado pela polícia espanhola e os investigadores não excluem a possibilidade de este ataque esteja relacionado com outro ataque que aconteceu em outubro, a um organismo da Justiça, para acessar às bases de dados da Agência Tributária, da Administração Interna e da Segurança Social.

Com informações de Assessoria, ABC e Observador.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.