Com a crescente vendas de carros elétricos, naturalmente crescem o número de consumidores que residem em condomínios. Em oito meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022) – que já tinha sido recorde. O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023).
Por enquanto, derrota
Nas demandas de condomínios contra moradores que instalaram indevidamente tomadas para veículos elétricos, os proprietários dos veículos estão saindo derrotados na maioria delas.
Para o Judiciário, essa permissão tem que estar expressa em convenção ou ter sido aprovada em assembleia do condomínio, não sendo suficiente a autorização do síndico.
Ainda cabe pontuar que, mediante prova técnica, o condomínio está conseguindo proibir o uso de tomada para veículo elétrico por causa do provável risco para a segurança de todos.
É preciso verificar
A prudência deve imperar antes da compra de um veículo elétrico. É importante verificar se o edifício onde o veículo vai ficar guardado, que obras precisarão ser feitas e se possui aprovação de assembleia.
É a pessoa que tem que se adaptar ao ambiente, e não o ambiente à pessoa. Proprietários de veículos elétricos precisam saber se demais moradores vão querer aderir à demanda.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!