Iniciará no dia 22 de maio uma pesquisa de clima organizacional e outra de satisfação direcionadas ao público interno e externo do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
O levantamento será realizado de forma virtual e presencial pela empresa Megaquality Consultoria, do estado do Paraná, que terá 45 dias para executar o trabalho.
A Secretária de Planejamento do TJ-PI, Almira Carvalho, explicou como serão realizadas as pesquisas:
“Hoje nos reunimos com a empresa contratada que fará as duas pesquisas: A pesquisa de clima organizacional que tem como objetivo mapear as percepções do servidor em relação ao ambiente organizacional, e a pesquisa de satisfação que irá medir o nível de satisfação de nosso jurisdicionado, ou seja, o cidadão-cliente que busca os serviços do TJ, bem como o de nossos parceiros como advogados, promotores, defensores e procuradores. O objetivo destas pesquisas é ouvir servidores e jurisdicionados a fim de identificarmos os nossos pontos fortes e fracos sob a ótica deste público, para, a partir daí, traçarmos estratégias a fim de promover melhorias tanto no aspecto do desenvolvimento organizacional, quanto na prestação dos serviços oferecidos ao cidadão. A princípio teremos um período de divulgação para que servidores e cidadãos tenham amplo conhecimento da execução deste trabalho, depois teremos a fase de coleta de dados e apresentação de relatório com análise dos resultados obtidos”, disse Almira Carvalho.
Iniciará no dia 22 de maio uma pesquisa de clima organizacional e outra de satisfação direcionadas ao público interno e externo do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
O levantamento será realizado de forma virtual e presencial pela empresa Megaquality Consultoria, do estado do Paraná, que terá 45 dias para executar o trabalho.
A Secretária de Planejamento do TJ-PI, Almira Carvalho, explicou como serão realizadas as pesquisas:
“Hoje nos reunimos com a empresa contratada que fará as duas pesquisas: A pesquisa de clima organizacional que tem como objetivo mapear as percepções do servidor em relação ao ambiente organizacional, e a pesquisa de satisfação que irá medir o nível de satisfação de nosso jurisdicionado, ou seja, o cidadão-cliente que busca os serviços do TJ, bem como o de nossos parceiros como advogados, promotores, defensores e procuradores. O objetivo destas pesquisas é ouvir servidores e jurisdicionados a fim de identificarmos os nossos pontos fortes e fracos sob a ótica deste público, para, a partir daí, traçarmos estratégias a fim de promover melhorias tanto no aspecto do desenvolvimento organizacional, quanto na prestação dos serviços oferecidos ao cidadão. A princípio teremos um período de divulgação para que servidores e cidadãos tenham amplo conhecimento da execução deste trabalho, depois teremos a fase de coleta de dados e apresentação de relatório com análise dos resultados obtidos”, disse Almira Carvalho.
APOIO INTEGRAL
“Em relação à pesquisa de clima organizacional, precisamos do apoio de todos os magistrados, no sentido de convocar os servidores de sua unidade judiciária para responderem o questionário da pesquisa, pois quanto maior for o número de participantes da pesquisa, mais informações teremos para subsidiar um projeto de melhoria organizacional que poderá impactar positivamente no trabalho de todos”, comentou a secretária Almira Carvalho, reforçando que é ouvindo o cidadão e os servidores que o Tribunal pode evoluir em seus pontos fracos e aperfeiçoar os fortes.
DETALHES
Numa reunião realizada na última quinta-feira (27/04), na Secretaria de Planejamento do TJ-PI, debateu sobre o detalhamento para a realização da pesquisa. Segundo o Gerente administrativo da Megaquality Consultoria, Reynald Magri, o trabalho será no sentido de ter, como resultado final, uma maior assertividade possível quanto à satisfação e clima organizacional dos servidores, magistrados e usuários da Justiça do Piauí.
“Nosso trabalho dará base para que futuramente o TJ-PI possa desenvolver ações estratégicas para melhorar sua imagem, seu trabalho. O resultado final será entregue à Secretaria de Planejamento por meio de relatórios e uma apresentação, em que os dados serão revelados para a direção do Tribunal”, comenta Reynald Magri.
ENTENDA AS PESQUISAS
SATISFAÇÃO – Segundo Philip Kotler, satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto ou serviço em relação às expectativas do comprador. Resumindo, para Detzel e Desatnick, é simplesmente o grau de felicidade experimentada pelo cliente.
CLIMA ORGANIZACIONAL
A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno da instituição para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas, melhorando o ambiente de trabalho.
Fonte: Tribunal de Justiça Piauí