O histórico de propagandas com foco comercial e incômodo aos clientes que muitas marcas praticavam faz com que vários advogados se mantenham longe do Marketing Jurídico.
Porém, quem não se atualizar e não entender a importância do marketing digital para qualquer negócio, de qualquer ramo, ficará para trás e terá dificuldades para promover seus escritórios e serviços.
Entenda quais os requisitos para fazer boas campanhas de marketing digital, que não ferem os princípios estipulados pelo código de ética da OAB, nem as normas do marketing jurídico.
Por que investir em marketing digital?
O padrão do consumidor mudou. Não só nos países de primeiro mundo, mas como nos emergentes; aliás, a tendência é que mude cada vez mais.
Mas quais são essas mudanças exatamente?
A internet é mais prática
A primeira delas é a preferência clara por fazer compras e negociações online: na internet, podemos nós mesmos ir atrás de informações sobre os produtos e serviços que buscamos, sem precisar depender de vendedores e atendentes.
Mais específico para os escritórios, nossos clientes muitas vezes têm que passar muito tempo conversando e se explicando, passando até várias horas do dia em nossos locais. Muitas vezes, também precisam se deslocar até um local de impressão de documentos para depois voltar até nossos escritórios… Aliás, até mais de uma vez por visita.
O cliente moderno lida com documentos digitais, não carrega pen drives e prefere enviar e-mails com seus documentos anexados diretamente à pessoa com quem negocia. Se tiver que dar grandes explicações, preferem ligações, video-calls ou até áudios no WhatsApp ou Telegram.
A relevância das redes
Há diversas outras mudanças do perfil do consumidor, mas a mais relevante a ressaltar é a importância que dão para as redes sociais.
O consumidor passa a maior parte do seu tempo livre com o celular na mão; se engaja nos posts das pessoas que mais acredita e aprecia; acompanha o dia a dia daqueles que são mais queridos à distância.
Por isso, é crucial que um escritório de advocacia tenha um representante que atua nas redes sociais, mostrando parte dos valores e princípios do escritório e promovendo conteúdo que ajude o público a entender seus direitos para as mais diversas situações.
O escritório deve criar conteúdo e dar motivos para que seus clientes interajam digitalmente: é assim que criarão conexão e voltarão a contar com você quando precisarem de apoio jurídico.
Como fazer marketing jurídico?
Marketing na advocacia, pode?
PODE SIM!
A OAB proíbe certas práticas de marketing que tenham um cunho comercial; que queiram induzir a sensação de necessidade de maneira explícita. Práticas que são comuns no marketing tradicional até hoje.
No entanto, o marketing digital revolucionou a forma de fazer propaganda. Ou melhor dizendo, agora não se fala mais em propaganda: ao invés disso, o foco é a construção de uma relação com o cliente.
Através de estratégias de marketing de conteúdo, alguns dos advogados mais bem-sucedidos do mercado têm compartilhado conteúdo com foco em ajudar o cliente e construir uma reputação em cima do seu conhecimento.
O resultado é um público altamente engajado, que ora ri, ora se sente realizado por ter tido uma epifania; e que logo depois se tranquiliza porque passou a entender seus direitos por uma situação que lhe causava insegurança.
Assim, o marketing digital deixou para trás toda a “abordagem marketeira” que era tão comum. As propagandas apelativas praticamente não existem mais ou não são mais bem vistas, não só no ramo da advocacia.
Quando for realizar suas ações de marketing, pense sempre em ser relevante e em deixar que o cliente te busque porque viu seu trabalho online. Dessa maneira, não estará indo contra nenhum princípio da Ordem dos Advogados Brasileiros quanto ao marketing.
Quais as estratégias de marketing digital mais relevantes para o marketing jurídico?
As indicações de clientes ainda são uma das formas mais sólidas de captação de clientes. Por isso, não negligencie seu atendimento presencial caso seu formato de negócio envolva um escritório físico.
No entanto, nem sempre as indicações virão diretamente pelo Whatsapp ou baterão em nossa porta, como acontecia frequentemente há alguns anos atrás.
A verdade é que, mesmo recebendo a indicação de um amigo, muito provavelmente o potencial cliente que receber o seu nome como recomendação, irá atrás do seu perfil e do da sua empresa. Portanto:
Tenha um site para seu escritório
Um site nada mais é do que um estabelecimento digital. Pense assim: se você não tivesse a internet e nem o seu escritório, como os clientes iriam te achar?
É por essa situação que um potencial cliente passa quando recebe uma indicação do seu nome e não encontra resultados para a sua empresa no Google.
Por isso, criar um site é o primeiro passo para estabelecer a presença digital do seu escritório e ganhar credibilidade devido ao bom design e funcionamento do seu site – fatores que você deve prezar por enquanto estiver administrando seu estabelecimento digital.
Aplique seu site e seu endereço ao Google My Business
Se você tem realmente um escritório físico, o endereço dele deve estar constatado no Google Maps. Além disso, você pode deixar vários outros dados relevantes ao cliente que encontrar seu endereço, como: horário e datas de atendimento, a especialidade e nicho do escritório, número para contato, entre outros.
Esta etapa deve ser feita depois de criar um site, pois uma das informações mais relevantes para o
Google Maps é justamente o link do seu site. Assim você mostra ao Google que seu negócio é de verdade, expande os resultados de SEO da sua marca e passa credibilidade ao cliente que te encontrar pela primeira vez no Google Maps.
Invista em criação de conteúdo para as redes sociais
Como já dito anteriormente, o público ama interagir pelas redes sociais e se engaja com aqueles que conseguem ser relevantes. Mas o que é ser relevante exatamente?
O primeiro critério para ter relevância para um público é oferecer conteúdo que tenha utilidade: direitos, obrigações sociais, opiniões sobre assuntos políticos, etc. Se o público aprende com você, pelo menos volta e meia ele estará voltando ao seu perfil para buscar saber mais e mais.
O segundo passo é falar a linguagem do público: defina um público-alvo (as características mais comuns entre aqueles que mais precisam da sua área de especificação) e entenda como conversar com ele. Seja de maneira mais informal e cômica, séria e de respeito, ou então intelectual; você deve identificar o que funciona melhor para seu público e adotar uma postura de acordo.
Por fim, para ser relevante você precisa ser direto: não adianta estar na mesma que o público e ser um expert em sua área se suas explicações são técnicas demais, longas demais e objetivas de menos.
Sintetize tudo e faça uma pesquisa de campo sobre a maneira como seus concorrentes de maior sucesso estão se utilizando para se fazer sucintos. Se compare aos perfis de grande público e tente enxergar onde você pode melhorar na maneira como fala, escreve e se expressa não-verbalmente.
Tudo isso faz uma imensa diferença em como a internet irá perceber o seu perfil e em quão forte será a conexão entre você e seu público.
Marketing Jurídico e Marketing Digital devem andar juntos
Devido a mudança de paradigma do marketing, nenhum advogado deve se sentir acuado(a) em praticar estratégias para divulgar seus serviços. Desde que tudo esteja ocorrendo com foco em ajudar seu cliente, sem privá-lo da capacidade de pensar por si e respeitando seu espaço e direito de escolha, tudo bem.
Com o sucesso do marketing digital, o marketing jurídico ganhou diversas formas de se promover, tendo cada vez mais importância na vida de um advogado. Estar presente na internet é uma necessidade, além de ser mais um requisito para oferecer um atendimento de excelência.
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