Aprenda como utilizar a nova consulta processual do sistema PJe

Saiba como usar a nova consulta processual do Processo Judicial Eletrônico (PJe)

Créditos: Reprodução / CSJT

A versão 2.4 do sistema PJe foi implantada no Tribunal Regional do Trabalho da 4a. Região (TRT-RS) no dia 24 de agosto de 2019 e uma das grandes novidades que ela trouxe foi a reformulação do módulo de Consulta Processual Unificada, que tornou a consulta a processos do sistema PJe mais rápida e fácil.

Nesse módulo de consulta processual, o usuário do sistema PJe pode pesquisar por número de processo, ver as pautas dos órgãos julgadores, processos pertencentes aos usuários logados, incluindo sua íntegra e últimos andamentos, e consultar processos judiciais de terceiros.

A Consulta Processual do PJe 2.4 tem também uma parte de acesso público e outra de acesso restrito, em que é necessária uma autenticação com CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha previamente cadastrados no sistema PJe.

Tela sem autenticação do usuário:

Créditos: Reprodução / TRT-RS

1. Cmpo de texto para digitar o número do processo para ser consultado
2. Link para 'Consulta de pautas'
3. Link para Autenticação
4. Atalho para o sistema PJe 1º grau (Primeiro Grau)
5. Atalho para o sistema PJe 2º grau (Segundo Grau)

Os usuários que não têm cadastro podem acessar os documentos públicos, andamentos processuais e expedientes. O nome das partes da demanda processual é ocultado, sendo possível visualizar tão somente as iniciais.

Para os usuários que se logam na consulta pública por meio do ícone "Acesso restrito" ficam disponíveis os links para Meus processos (6), Consulta de terceiros (7), Últimos andamentos (8) e o ícone do Perfil de usuário (9), conforme imagem abaixo:

Créditos: Reprodução / TRT-RS

Ao apertar nos ícones representados pelos números 2, 6, 7 ou 8, o sistema PJe abre a tela a seguir, com ícones do Menu inicial, Meus processos, Processos de terceiros, Consulta de pautas e Últimos andamentos:

Créditos: Reprodução / TRT-RS

A consulta processual pode ser realizada preenchendo-se a caixa de texto na tela inicial ou clicando-se sobre os números de processos listados pelas demais funcionalidades. Depois informar o número de processo na caixa de texto, pode-se pressionar "Enter" ou clicar no ícone da lupa para continuar.

Com esse procedimento, o sistema PJe vai mostrar o processo pesquisado e, quando se encontrem dados em mais de uma instância, será apresentada uma tela para selecionar a instância cujos dados serão visualizados.

Créditos: Reprodução / TRT-RS

Logo depois da seleção da instância é exibido um captcha para o usuário informar a solução (caracteres exibidos na imagem).

Créditos: Reprodução / TRT-RS

Realizado o procedimento será exibida a tela de consulta do processo, de acordo com a imagem a seguir:

Créditos: Reprodução / TRT-RS

1.Cabeçalho com informações do processo
2.Linha do tempo dos documentos do processo
3.Cabeçalho com informações do documento visualizado
4.Visualização do documento selecionado na linha do tempo
5.Barra de navegação para visualização de documentos na linha do tempo
6.Expedientes do processo
7.Download do inteiro teor do processo.

A consulta processual de terceiros lista os processos onde o usuário não figura como parte ativa e exibe para o usuário logado os Filtros Grau, Número do processo, OAB do advogado, Data inicial e Data Final de Distribuição.

Créditos: Reprodução / TRT-RS

A consulta processual pode ser realizada informando tão somente o número do processo, ou as datas iniciais e finais de distribuição, e pelo menos um outro campo.

No painel do advogado no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), o menu Processos/Pesquisar/Consulta Processo de Terceiros direciona o usuário para a consulta processual pública.

Créditos: Reprodução / TRT-RS

Para maiores informações sobre a consulta processual unificada da versão 2.4 do PJe, acesse este manual (clicando aqui).

Acompanhe as notícias do Portal Juristas via Telegram e para fazer isso, basta clicar no link ao lado: https://t.me/juristas .

Postagens recentes

Quais são os endereços do PJe do TJPB?

Quais são os endereços do PJe do TJPB? O Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB)… Veja Mais

2 minutos atrás

Quais são os sites e telefones de todos os Tribunais de Justiça do Brasil?

Tribunais de Justiça  Aqui está uma lista dos Tribunais de Justiça (TJs) de cada estado brasileiro e do Distrito Federal,… Veja Mais

24 minutos atrás

Quais os sites dos Detrans no Brasil?

Detrans do Todo o Brasil  Abaixo está uma lista com os sites dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de cada… Veja Mais

33 minutos atrás

Telefones e sites dos Detrans

Abaixo está a lista atualizada com os contatos telefônicos e sites dos DETRANs dos estados brasileiros, sem os e-mails. Norte… Veja Mais

45 minutos atrás

Telefones e e-mails de todos os Detrans do Brasil

Abaixo está uma lista com informações de contato, incluindo telefones e e-mails, dos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) de cada… Veja Mais

1 hora atrás

Em quais países exigem TVDE?

Em quais países exigem TVDE? O conceito de TVDE (Transporte em Veículo Descaracterizado a partir de Plataforma Eletrônica) como é… Veja Mais

8 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

O avatar e a produção de dados no metaverso no âmbito...

Nos dia atuais, cada vez mais há mais pessoas entrando no metaverso e criando relações sociais, instalando empresas de consultoria, escritórios de advocacia, lojas de apartamentos, de calçados, de roupa, casas, vestuários, mas tudo virtual, afinal, quando alguém usa o seu avatar para uma reunião de negócios no metaverso, este tem que estar muito bem vestido e bem apresentável e daí que vem a importância destes itens virtuais, só que, como vai ser apresentado a seguir, são alguns dos dados da pessoa real no mundo físico e que merecem serem analisados também à luz da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, afinal, a produção de dados no metaverso é uma nova forma de conseguir muito mais dados (de diversos tipos) das pessoas físicas e isso é muito importante para as empresas de forma geral.