HABEAS CORPUS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE __.

NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, filiação, RG, CPF, endereço completo, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem perante vossa excelência impetrar ordem de HABEAS CORPUS, com fundamento legal no artigo 5 º, inciso LXVIII da Carta Magna e os artigos 654, § 1º, alínea “b” e 660 § 4º, do Código de Processo Penal, figurando como autoridade coatora o Delegado de Policia desta cidade, por todos os motivos de fato e de direito a seguir:

FATOS

Acusado de ter praticado crime, tipificado no artigo ____ do Código Penal, que ocorreu no dia tal, ocasião em que o indiciado encontrava-se fora do Estado resolvendo problemas familiares, como podemos provar com a documentação anexa.

A população desfavorece o paciente imputando-lhe o fato criminoso, em contradição o que diz o artigo 5º, inciso LVII da Constituição Federal.

A autoridade policial titular do __º distrito policial, inclina-se a idéia da prisão temporária do paciente.

Fica assim, caracterizada a grave ameaça do paciente vir sofrer limitação em seu direito de liberdade.

DIREITO

A Carta Magna, ampara o pleito em seus artigos 5º, inciso LXVIII, quando diz que:

“Art.5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, e a propriedade, nos termos seguintes:

LVII – Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

LXVIII – conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;”

O Código de Processo Penal nos seus dispositivos, fala que:

“Art. 654. O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

  • 1º – A petição de habeas corpus conterá:
  1. b) a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaça de coação, as razões em que funda o seu temor;”

“Art.660. Efetuadas as diligências, e interrogado o paciente, o juiz decidirá, fundamentadamente, dentro de 24 (vinte e quatro) horas.

  • 4º – Se a ordem de habeas corpus for concedida para evitar ameaça de violência ou coação ilegal, dar-se-á ao paciente salvo-conduto assinado pelo juiz.”

Informo a Vossa Excelência, que o paciente é casado, tem filhos, trabalho fixo e residência fixa, fazendo prova pelos documentos anexados (docs.).

Assim fica demonstrado que o paciente idôneo, possuindo excelente conduta social, nunca tendo sido processado anteriormente.

PEDIDO

Por todo o exposto, tendo provado a procedência de seu justo receio, requer à Vossa Excelência, a expedição de salvo conduto, preservando o direito fundamental da liberdade física do paciente, nos termos do artigo 660, §4°, do Código de Processo Penal, sendo feitas as comunicações necessárias à ilustre autoridade coatora e à a autoridade judiciária de plantão, tudo por ser de JUSTIÇA.

Nestes termos

Pede deferimento

(Local, data, ano)

Advogado

OAB

Postagens recentes

Qual lei rege os direitos humanos?

Qual lei rege os direitos humanos? A legislação que rege os direitos humanos globalmente é a Declaração Universal dos Direitos… Veja Mais

9 horas atrás

O que significa Cidadania por Atribuição?

Cidadania por Atribuição A cidadania por atribuição é um conceito legal onde a nacionalidade é concedida automaticamente a uma pessoa… Veja Mais

9 horas atrás

Cidadania portuguesa para neto de português

Cidadania portuguesa para neto de português Netos de cidadãos portugueses podem solicitar a cidadania portuguesa, mas precisam cumprir alguns requisitos… Veja Mais

9 horas atrás

Nacionalidade Portuguesa para Filho de Português

Crianças nascidas de pai ou mãe portuguesa têm o direito de solicitar a nacionalidade portuguesa, independentemente do local de nascimento.… Veja Mais

10 horas atrás

Qual é a diferença entre infração de trânsito e multa de trânsito?

Qual é a diferença entre infração de trânsito e multa de trânsito? Infração de trânsito e multa são conceitos relacionados,… Veja Mais

10 horas atrás

Qual é a diferença entre infração e multa?

Qual é a diferença entre infração e multa? Uma infração refere-se a qualquer violação de uma regra, lei ou regulamento… Veja Mais

10 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

TSE confirma ausência de propaganda eleitoral negativa por jornalista em rádio...

0
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade, durante a sessão de julgamentos desta terça-feira (5), que a Rádio e TV Difusora do Maranhão Ltda. e o jornalista Jeisael de Jesus Pacheco não realizaram propaganda eleitoral antecipada negativa em um programa de rádio veiculado em 9 de agosto de 2022. Na ocasião, o jornalista expressou críticas ao governador eleito pelo Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que à época era candidato à reeleição.