Portal Juristas iniciou o tópico Mandado de Segurança no fórum Direito Constitucional 3 anos, 7 meses atrás
Mandado de Segurança
O mandado de segurança é um instrumento jurídico, cuja finalidade é proteger direito líquido e certo, ou seja, provado por documentos, que tenha sido violado por ato ilegal ou abusivo de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
Considerado um remédio con…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Stalking no fórum Direito Digital 3 anos, 7 meses atrás
Stalking
A Lei 14.132, de 31 de março de 2021, inseriu o artigo 147-A no Código Penal, que descreve o crime de perseguição, também conhecido como “stalking”.
O mencionado artigo considera como conduta ilícita o ato de seguir ou acompanhar uma pessoa, de maneira reiterada ou constante, com ameaças à sua integridade física ou psicológica,…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Violência psicológica no fórum Direito de Família 3 anos, 7 meses atrás
Violência psicológica
A Lei 14.132/2021 inseriu no Código Penal Brasileiro o artigo 147-B, que traz a figura do crime de violência psicológica contra a mulher. O artigo descreve como conduta ilícita o uso de ameaças, constrangimentos, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou outros,…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Violência Doméstica no fórum Direito de Família 3 anos, 7 meses atrás
Violência Doméstica
A Lei Maria da Penha, em seu artigo 9º, descreve regras emergenciais de assistência a serem adotadas para vítimas de violência doméstica e familiar.
No intuito de preservar a integridade física e psicológica da vítima, o § 2º, inciso II do mencionado artigo, prevê que, por decisão judicial, poderá ser assegurado a m…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Habeas Data no fórum Direito Constitucional 3 anos, 7 meses atrás
Habeas Data
O habeas data é um instrumento processual, constante do rol dos remédios constitucionais, que tem como finalidade garantir que a pessoa física ou jurídica tenha acesso ou promova a retificação de suas informações, que estejam registradas em banco de dados de órgão públicos ou instituições similares.
Previsto no artigo 5o, i…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Mandado de Injução no fórum Direito Constitucional 3 anos, 7 meses atrás
Mandado de Injução
O mandado de injunção é uma ferramenta para fazer valer os direitos assegurados pela Constituição e que precisam de uma lei ou norma específica para serem implementados ou exercidos.
Considerado um remédio constitucional, o mandado de injunção está previsto no inciso LXXI do artigo 5º da Constituição Federal de 198…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Abandono Material no fórum Direito Penal 3 anos, 7 meses atrás
Abandono Material
No artigo artigo 244 do Código Penal, está previsto o crime de abandono material, que se configura quando a pessoa que tem a obrigação de providenciar ajuda financeira para parentes (seu cônjuge, filhos menores ou até pais idosos) em necessidade, deixa de fazê-lo, sem dar um motivo razoável.
O artigo fala especif…[Leia mais]Portal Juristas iniciou o tópico Cartório Judicial x Cartório Extrajudicial no fórum Direito 3 anos, 7 meses atrás
Cartório Judicial x Cartório Extrajudicial
Os cartórios judiciais, também chamados de ofícios judicias ou varas, são as unidades responsáveis por praticar os atos necessários ao andamento de uma ação judicial, auxiliando as atividades dos juízes.
Já os cartórios extrajudiciais, que a Lei chama de serviço notarial e de registro, têm…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Dívida de falecido no fórum Direito Civil 3 anos, 7 meses atrás
Dívida de falecido
É muito comum que as pessoas achem que as dívidas deixadas pelo parente que morreu passem paras os herdeiros, mas não é assim que funciona. Quem responde pelas dívidas é o patrimônio deixado pelo falecido.
Caso as dívidas sejam maiores que o valor dos bens, os herdeiros não recebem nada, mas também não podem ser respons…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Cirurgia reparadora de mamas no fórum Direito Médico 3 anos, 7 meses atrás
Cirurgia reparadora de mamas
A Lei 9.656/98, que regulamenta as normas sobre planos de saúde privados, garante que as operadoras dos planos são obrigadas a prestar serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama, no tratamento de câncer.
Segundo a lei, o procedimento de reconstrução incluiu também a simetrização da mama contralat…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Planos de saúde – tratamentos preventivos contra o câncer no fórum Direito Médico 3 anos, 7 meses atrás
Planos de saúde – tratamentos preventivos contra o câncer
A Lei 9.656/98 garante aos segurados de planos de saúde o direito a assistência completa, incluindo todas as medidas para prevenção e tratamento das doenças.
Assim, os planos devem arcar com exames genéticos para identificar a probabilidade de um câncer futuro, bem como cirurgia…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Cobertura seguro saúde – segurado com câncer no fórum Direito Médico 3 anos, 7 meses atrás
Cobertura seguro saúde – segurado com
Os pacientes já diagnosticados com câncer que queiram contratar um plano de saúde devem informar sua condição de doença preexistente. Neste caso a seguradora pode oferecer cobertura limitada ou parcial, pelo período de 24 meses.
Contudo, os pacientes que foram diagnosticados com câncer logo após ter…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Falsificação de documento particular no fórum Direito Penal 3 anos, 7 meses atrás
Falsificação de documento particular
Falsificar documento público é crime e disso todos sabemos. Mas fabricar,ou simplesmente alterar os dados de um documento privado também é considerado ato ilícito, que pode ser punido com até 5 anos de prisão.
O artigo 298 do Código Penal proíbe a falsificação, seja total ou parcial de qualquer doc…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Estelionato no fórum Direito Penal 3 anos, 7 meses atrás
Estelionato
O famoso crime do artigo 171 do Código Penal consiste basicamente na prática de golpes, nos quais o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem, na maioria da vezes em dinheiro. Com o avanço da tecnologia, principalmente do uso dos “smartphones”, que funcionam como verdadeiros computadores móveis, os golpes t…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Coação no curso do processo no fórum Direito Penal 3 anos, 7 meses atrás
Coação no curso do processo
A Lei 14.245/2021, conhecida como Lei Mariana Ferrer, alterou o Código Penal para aumentar a pena no crime de coação no curso do processo nos casos que envolvam crimes contra dignidade sexual.
Caso a coação seja referente a algum crime contra a dignidade sexual, como estupro, violação, importunação…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Corrupção Ativa, Corrupção Passiva, Peculato e Concussão no fórum Direito Penal 3 anos, 7 meses atrás
Corrupção Ativa, Corrupção Passiva, Peculato e Concussão
Para configurar o crime de corrupção ativa, basta o simples ato de oferecer a vantagem, não há necessidade de que o funcionário público a aceite. É um crime praticado pelo particular contra a Administração Pública. A pena é de 2 a 12 anos. Já na corrupção passiva, quem comete o crime…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Superendividamento no fórum Direito do Consumidor 3 anos, 7 meses atrás
Superendividamento
A recém aprovada Lei 14.871/2021, define como superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência.
A legislação também estabelece como dever dos fornecedores informar corretamente o consumido…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Direitos de pessoas com câncer no fórum Direito Civil 3 anos, 7 meses atrás
Direitos de pessoas com câncer
No intuito de diminuir os obstáculos que os pacientes com diagnóstico de câncer muitas vezes enfrentam, foram criadas várias leis que lhes garantem diferentes benefícios. Confira alguns direitos assegurados a essas pessoas:
– Isenção na declaração do Imposto de Renda para aposentados, conforme Lei Federal n…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Circunstâncias Agravantes X Qualificadoras no fórum Direito Penal 3 anos, 7 meses atrás
Circunstâncias Agravantes X Qualificadoras
As chamadas Circunstâncias Agravantes são fatores definidos em lei, que majoram o cálculo da pena a ser aplicada em uma condenação. São apreciadas na 2ª fase do cálculo – considerando a pena máxima e a mínima – e podem ser aplicadas em diversos tipos de crimes (previsão genérica).
Já as qualificad…[Leia mais]
Portal Juristas iniciou o tópico Hipossuficiência no fórum Direito Civil 3 anos, 7 meses atrás
Hipossuficiência
De acordo com o Código de Processo Civil, é hipossuficiente a parte que comprovar que não está em condições de arcar com as taxas e custas exigidas para a tramitação de um processo judicial, sem prejudicar o seu sustento.
Assim, ainda que a pessoa receba renda fixa, pode requerer ao juiz o reconhecimento dessa situação,…[Leia mais]
- Carregar mais
Início Portal Juristas
