Blogueiros, influencers e criadores de conteúdo precisam estar on-line e acessíveis durante todo o dia, estejam em casa (home office) ou em atividades externas. Embora façam uso da rede de forma profissional, muitas vezes esses usuários não se dão conta da vulnerabilidade do uso, por exemplo, de uma rede Wi-Fi pública, que pode deixar visível para os cibercriminosos tudo o que se faz online, e é aí que se faz necessário o uso de uma VPN.
A VPN – Virtual Private Network (rede privada virtual) é um serviço que protege a conexão e privacidade on-line dos usuários de internet. Por meio de criptografia ela oculta o tráfego de dados, diminuindo a possibilidade de espionagem e ações de hackers.
Em resumo a VPN cria um túnel criptografado entre o computador, celular, tablet do usuário/usuária e o site que se está acessando, ocultando informações como, arquivos baixados, sites visitados, interações com aplicativos independentes, entre outras.
As redes VPNs são úteis para uma ampla gama de empresas e tarefas. Blogueiros e influencer que como sabemos precisam estar conectados / conectadas em tempo integral, ao usar um serviço VPN para PC confiável, podem interagir com seu público, clientes e parceiros, acessar suas informações sigilosas sem medo de serem hackeados.
Mas e se não faço uso de redes públicas e uso só a minha rede doméstica?
Trabalhar apenas em casa é muito difícil, para quem lida com público, como é o caso de blogueiros e influencer, mas mesmo se isso fosse possível, o risco ainda existiria. Isso porque, ao ter um ponto de acesso Wi-Fi central com vários dispositivos conectados a ele, se uma das redes for comprometida, se o roteador for hackeado (ataque “man-in-the-middle”) os efeitos serão em cadeia, se espalhando por todos os dispositivos do usuário (a), abrindo acesso a terceiros mal-intencionados.
Blogueiros e influencers têm nas mídias e redes sociais seu espaço de produção e divulgação de conteúdo. Como as plataformas de mídia social mantém muitas informações sobre usuários / usuárias, seus clientes, e parceiros, estando o profissional com a rede doméstica comprometida, os hackers podem obter acesso a essas contas e roubar suas informações pessoais.
Do mesmo modo, isso pode acontecer ao fazer pagamentos, transações e consultas bancárias se a rede residencial não estiver em total segurança os cibercriminosos também podem agir por meio de ataques “man-in-the-middle”, e ao inserir quaisquer dados pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito, esses dados serão capturados pelos autores e utilizados indevidamente.
Existem vários serviços de VPN gratuitos, o que pode ser relativamente perigoso visto que, uma VPN gratuita pode vazar seus dados para seus criadores. Quando a questão envolve segurança a economia pode se tornar um problema.
Quando analisamos os benefícios da VPN, percebemos o quanto é um investimento relativamente barato, para quem deseja obter a privacidade e a segurança no uso quotidiano e / ou profissional da Internet. Muitos dos serviços disponíveis para uso no mercado, inclusive, até oferecem a opção de teste, onde os usuários podem experimentar variações das VPNs e escolher a mais adequada para sua necessidade.
Com informações de Techwarn.