Advogada é premiada por defesa à liberdade de imprensa

Data:

liberdade de imprensa
Créditos: Zolnierek / Shutterstock.com

A advogada Taís Gasparian, diretora e uma das fundadoras do Instituto Tornavoz, recebeu na manhã desta quinta-feira (1) o Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de Liberdade de Imprensa pela defesa a jornalistas independentes em processos judiciais como forma de ameaça ao trabalho jornalístico. A cerimônia ocorreu no auditório da ESPM Tech na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.

Junto das também advogadas Mônica Galvão, Charlene Nagae, Clarissa Gross e Laura Tkacz, que fazem parte do instituto, ela reforçou a importância da assistência jurídica gratuita a veículos de comunicação e a jornalistas independentes sem estrutura para contar com aporte jurídico, o que contribui para limitar a liberdade de imprensa.

audiência
Créditos: GemaIbarra | iStock

"Historicamente, o Brasil conheceu a censura antes de conhecer a imprensa. Nós entendemos muito mais de mordaça do que de liberdade. O Tornavoz foi fundado nesse cenário politicamente sombrio e preocupante com o objetivo de atuar no fortalecimento do ecossistema da liberdade de expressão", disse a advogada.

Ela citou ainda a experiência dessa assistência a veículos de comunicação ou jornalistas independentes que fazem a cobertura jornalística de assuntos ligados às minorias. Devemos protegê-los para que continuem a exercer um papel de destaque na democracia. Temos tido contato com editorias que abordam questão de gênero, de raça, de meio ambiente. São estruturas pequenas e que fazem trabalhos maravilhosos. É necessário que seja garantido a eles o espaço de manifestação de temas historicamente marginalizados."

Ela também falou sobre a desinformação em meio ao período eleitoral. "Assistimos ao silenciamento como estratégia de combate político. Assistimos a verdadeiras batalhas de narrativas políticas travadas no Poder Judiciário pela reivindicação da limitação da liberdade de imprensa. A desinformação, por outro lado, povoou o receio em torno das eleições, a ponto de a Justiça eleitoral ter sido alçada à centralidade do debate político." Após a premiação, ela participou do painel "Liberdade de Imprensa: onde estamos e para onde vamos". O debate contou com a participação de Patrícia Campos Mello (repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo), Marcelo Godoy (repórter especial e colunista de O Estado de S.Paulo) e Renato Andrade (diretor da sucursal de O Globo em São Paulo).

Com informações do UOL


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.