Modelo de Inicial – Procedimento Comum - Modelo Genérico - NCPC

Data:

PETIÇÃO INICIAL – PROCEDIMENTO COMUM – MODELO BÁSICO – NOVO CPC

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA …ª VARA ________ DA COMARCA DE ……………………

 

 

__________, brasileiro(a), [estado civil], [profissão], CPF nº --_-, RG nº __________, nascido(a) em //__, filho(a) de ________ e _______, residente na [endereço completo], nesta cidade, por intermédio de seu advogado, cujo endereço para intimações e notificações é [endereço completo do advogado], vem, com fulcro no art. 318 do Código de Processo Civil - CPC, propor

AÇÃO DE __________, PELO PROCEDIMENTO COMUM,

em face de __________, brasileiro(a), [estado civil], [profissão], CPF nº --_-, RG nº __________, nascido(a) em //__, filho(a) de ________ e _______, residente na [endereço completo], nesta cidade, pelos fatos que passa a expor:

1 – DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS

[Expor de maneira clara e concisa os fatos que fundamentam o pedido, conforme preceitua o art. 319, III, do Código de Processo Civil - CPC, respaldado por doutrina, jurisprudência e a legislação em vigor].

2 – DO PEDIDO E DOS REQUERIMENTOS

[Formular o pedido de forma objetiva e precisa, com suas especificações, como por exemplo, em uma ação de cobrança, requerer a condenação do Requerido ao pagamento do débito e seus acessórios].

Requer o conhecimento e a apreciação da presente ação, com a designação de audiência de mediação ou conciliação, citando o réu com, no mínimo, 20 (vinte) dias de antecedência. Na hipótese de ausência do réu à audiência, sem que, com pelo menos, 10 (dez) dias de antecedência, tenha manifestado oposição à autocomposição, postula-se a aplicação de multa de 2% do valor da causa, conforme dispõe o art. 334, §§ 5º e 8º, do Código de Processo Civil - CPC.

Requer-se, ainda, que o Réu seja intimado para apresentar contestação à petição inicial, no prazo de 15 (quinze) dias contados da realização da audiência de mediação/conciliação, nos termos do art. 335 do Código de Processo Civil - CPC, advertindo-se que a ausência de contestação implicará em revelia, nos termos do art. 344 do Código de Processo Civil - CPC.

Além disso, almeja-se que ao final a presente demanda seja julgada totalmente procedente, condenando-se o Requerido a __________, bem como aos ônus da sucumbência.

Ademais, pretende-se comprovar os fatos alegados por todos os meios admitidos em Direito.

Dá-se à causa o valor de R$ _______,__ (______ reais).

Por todo o exposto, pede e requer deferimento.

[Local - UF], [data]


[Nome do Advogado] – [OAB] [UF].

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Ação de Ressarcimento Contra Plano de Saúde que Não Pagou o Parto de Emergência

  EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _ VARA...

Modelo de ação de ressarcimento contra plano de saúde que não pagou o parto

  EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _ VARA...

Modelo de Recurso contra multa por desacato à autoridade de trânsito

1. Mal-entendido na Comunicação: Alego que houve um mal-entendido durante a interação com o agente de trânsito, onde palavras ou ações podem ter sido interpretadas de forma equivocada. Refuto a acusação de desacato e sustento que minha intenção era de cooperar e esclarecer a situação de maneira respeitosa e adequada.

Modelo de defesa prévia para contestação de multa por farol desligado

1. Funcionamento Temporário dos Faróis: Alego que no momento da autuação, os faróis do veículo estavam temporariamente desligados devido a um mal funcionamento momentâneo, que foi corrigido imediatamente após a notificação. Anexo documentação de uma oficina mecânica [Nome da Oficina], datada de [Data], que comprova a ocorrência de uma falha elétrica breve e sua subsequente reparação.