Após acordo do MPF/RJ com fazenda, lei sobre valorização da história do povo negro é aprovada em Vassouras

Data:

Após acordo do MPF/RJ com fazenda, lei sobre valorização da história do povo negro é aprovada em Vassouras
Créditos: R.M. Nunes / shutterstock.com

Após recomendação e audiência pública promovidas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ), a Prefeitura de Vassouras sancionou a lei 2.896/2017, que institui o dia 6 de setembro como Dia Municipal em Memória de Manuel Congo – líder negro da maior rebelião de escravos do Vale do Paraíba. A lei prevê também a realização de palestras e eventos de conscientização e valorização aos escravos e negros que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico de Vassouras, no âmbito escolar e para a população.

A lei é um desdobramento de debate público que vem sendo realizado na região após a assinatura em maio de termo de ajustamento de conduta (TAC) que afastou o turismo de encenações racistas na Fazenda Santa Eufrásia para assegurar uma outra forma de turismo de memória, contemplando a contribuição do povo negro e de sua cultura. Os representantes da Fazenda se obrigaram a não realizar qualquer descrição histórica que implique menção pejorativa aos negros escravizados ou que banalize a história de escravização de pessoas e que instalassem duas placas em local de fácil acesso e visitação, em que ambas deveriam apresentar informações e registros históricos acerca do trabalho escravo no local.

No dia 23 de maio, em Vassouras, em audiência pública para tratar da valorização da cultura e da história do povo negro no turismo das fazendas do Vale do Café, ficou acordada a elaboração de diretrizes para o turismo da região, com a participação de várias representações. Durante o evento, o Legislativo foi provocado a contribuir, e a vereadora Rosi Farias apresentou o projeto que deu origem à lei em questão.

No próximo sábado, 1º de julho, está agendada a roda de conversa “Passado Presente: Escravidão e Liberdade no Vale do Paraíba”, na Fazenda Santa Eufrásia, em Vassouras, a partir das 14 horas. O evento – aberto ao público, gratuito, e voltado especialmente a professores e estudantes – contará com a participação de historiadoras e lideranças negras.

Fonte: Ministério Público Federal

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo