BC autorizou reestruturação que esvaziou o Banco Master três meses antes da liquidação

Data:

Banco Itaucard
Créditos: artisteer / iStock

Três meses antes da liquidação do Banco Master — anunciada na semana passada — o Banco Central autorizou uma reestruturação societária que, na prática, esvaziou a instituição financeira controlada por Daniel Vorcaro.

A aprovação ocorreu em 11 de agosto e oficializou a saída de Augusto Lima, banqueiro ligado ao PT da Bahia, do quadro societário. A mudança foi validada em um momento em que o Banco de Brasília (BRB) ainda buscava aval do Banco Central para implementar uma operação de socorro ao Master, com apoio político dos presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do Progressistas, Ciro Nogueira.

A reestruturação coincidiu com o período em que o BRB tentava viabilizar uma solução para evitar a intervenção na instituição. No entanto, o cenário se deteriorou rapidamente, culminando na liquidação extrajudicial decretada no início da semana passada.

Segundo documentos e comunicações internas, o esvaziamento societário envolveu mudanças estruturais que reduziram a presença de antigos sócios e reorganizaram o controle do banco. Entre os nomes que deixaram o quadro estavam executivos posteriormente presos na operação que investigou irregularidades relacionadas ao Master.

A liquidação do banco segue sob investigação, e os desdobramentos devem permanecer no centro das atenções do sistema financeiro e das autoridades de supervisão.

(Com informações do UOL)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Nunes Marques dá prazo para PGR se manifestar sobre revisão da condenação de Bolsonaro

Kassio Nunes Marques concedeu dez dias para que a PGR se manifeste sobre o pedido de revisão criminal apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro, que busca reverter a condenação de 27 anos e três meses de prisão. O caso deverá ser encaminhado ao plenário do STF após a manifestação da Procuradoria.

Desembargador do TJ-MG publica fotos com arma em rede social

O desembargador Roberto Apolinário de Castro, do TJ-MG, publicou fotos com uma arma de fogo e afirmou possuir autorização para porte. Em nota, declarou que as imagens foram feitas em sua residência e que o armamento está legalizado. O CNJ informou que não havia procedimento sobre o caso até a publicação da reportagem.

MP-SP pede condenação de Renato Cariani por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

O Ministério Público de São Paulo pediu a condenação de Renato Cariani e de outros dois investigados por suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação aponta o desvio de cerca de 12 toneladas de produtos químicos e possível movimentação superior a R$ 6 milhões. O processo está na fase de alegações finais da defesa.

STF suspende julgamento sobre restrições à Buser após placar de 3 a 2

O STF suspendeu o julgamento sobre a lei mineira que restringe o transporte coletivo por fretamento utilizado por plataformas como a Buser. Antes do pedido de vista de Dias Toffoli, três ministros votaram pela manutenção das regras e dois pela inconstitucionalidade, em discussão que envolve competência legislativa, livre iniciativa e concorrência.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo