CREA de Santa Catarina é condenado a indenizar engenheiro por "perda de uma chance"

Data:

CREA de Santa Catarina é condenado a indenizar engenheiro por "perda de uma chance" | Juristas
Créditos: bee32| iStock

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) foi condenado pela Justiça Federal ao pagamento de indenização por "perda de uma chance" a um engenheiro ambiental e de minas. A decisão foi da 4ª Vara da Justiça Federal em Criciúma foi proferida em resposta a uma ação movida pelo engenheiro, que teve suas atribuições profissionais limitadas unilateralmente pelo Crea, resultando na interrupção de um serviço e na perda da oportunidade de receber pagamento.

O engenheiro teve retirada a capacidade de "realizar estudos e avaliação de meio socioeconômico" por decisão do CREA, o que impediu a conclusão de um trabalho e, consequentemente, o pagamento devido.

verba recuperada petrobras
Créditos: holwichaikawee | iStock

O conselho justificou sua ação alegando que essa atribuição seria exclusiva de geógrafos ou economistas.

O juiz Paulo Vieira Aveline, que julgou o caso, considerou que a decisão do CREA representou uma limitação excessiva das atribuições profissionais do engenheiro ambiental, baseada em uma interpretação restritiva das normas vigentes.

O juiz destacou que o engenheiro havia exercido essa competência tanto em Santa Catarina quanto em outros estados, e que o impedimento estabelecido pelo CREA seria uma espécie de reserva de mercado sem respaldo legal.

Modelo de Petição - Perda de uma chance - Advogado
Créditos: alebloshka / Depositphotos

“O Confea [conselho federal da profissão] possui posição muito menos restritiva, com decisões administrativas de reconhecimento expresso das atribuições, aos engenheiros ambientais, para avaliação técnica, socioeconômica e de impacto nos setores e sistemas ambiental e urbano, diagnóstico do meio socioeconômico”, observou Aveline.

O engenheiro receberá R$ 7,5 mil, referente a um estudo ambiental que não conseguiu terminar porque não podia assinar a anotação de responsabilidade técnica (ART). O juiz negou, porém, o pedido de indenização por dano moral, por não ter sido demonstrada a ocorrência de “aflição, angústia ou desequilíbrio em seu bem-estar”. Cabe recurso.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...