Em entrevista ao Roda Viva, presidente do TRE-SP diz que as urnas eletrônicas "são um orgulho para o Brasil"

Data:

Em entrevista ao Roda Viva, presidente do TRE-SP diz que as urnas eletrônicas "são um orgulho para o Brasil" | Juristas
Créditos: Reprodução | TV Cultura - Roda Viva / Youtube

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, participou na segunda-feira (12) do programa “Roda Viva”, exibido pela TV Cultura e pelo canal da emissora no YouTube.

O programa debateu a segurança nas zonas eleitorais e nas urnas eletrônicas, as regras da votação e a proibição de celulares e câmeras na cabine de votação. Na entrevista, o presidente do TRE-SP enfatizou a segurança do sistema eleitoral brasileiro e das urnas eletrônicas, que são utilizadas no país há 26 anos.

candidaturas
Créditos: Thiago Melo | iStock

Segundo Galizia, não existe prova de que em alguma das eleições realizadas no país de 1996 para cá, tenha havido alguma fraude. "Se olharmos para o passado, veremos que houve alternância de poder inúmeras vezes desde então”, afirmou.

Para o desembargador como acontece com qualquer tecnologia, o sistema pode ser aperfeiçoado. "Eu só rebato a alegação de que esse sistema precisa mudar com base em alguma fraude, porque essa fraude efetivamente não existe.”

Responsável pela obtenção de dados do Facebook repassados à Cambridge Analytica diz que eles não poderiam influenciar eleições“A urna é um orgulho para o Brasil. É uma preocupação temporária, e tende a ser aperfeiçoada. Cabe ao legislativo descobrir qual é o melhor para o Brasil. Eu tenho que trabalhar com aquilo que já existe. Eu acho improdutivo há três semanas da eleição estar aqui justificando o sistema de votação que existe desde 1996 e não há possibilidade de mudar. Existe a possibilidade de melhorar, e ideias são bem-vindas, mas não cabe a nós que executamos o processo de dizer se é melhor", declarou.

Paulo foi eleito, em janeiro deste ano, para o exercício de 2022-2023. A entrevista foi conduzida pela apresentadora Vera Magalhães e contou com a participação na bancada de entrevistadores das/dos jornalistas Kalleo Coura, editor-executivo do Jota, a apresentadora da Rádio BandNews FM Helen Braun, Luiza Moraes, repórter da TV Cultura, o repórter de Política da Folha de S.Paulo Felipe Bachtold, e Matheus Meirelles, repórter da CNN Brasil.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.