Lula sanciona lei que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra

Data:

Lula sanciona lei que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra | Juristas
Brasília (DF) 03/08/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participa da Cerimônia de posse do novo Ministro do Turismo, Celso Sabino nesta quinta feira, no Palácio do Planalto. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quinta-feira (21), o projeto de lei que estabelece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o Brasil. A data, celebrada em 20 de novembro, recorda o falecimento de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares no século XVII, e é um momento de conscientização sobre a cultura negra e a luta pelos direitos da população negra no país.

Anteriormente, o feriado já era reconhecido em seis estados (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo) e na cidade de Boa Vista, em Roraima, além de cerca de 1,2 mil municípios. Com a sanção presidencial, a celebração se torna um feriado nacional.

Racismo - Injúria Racial
Créditos: ktsimage / iStock

A proposta do feriado nacional foi aprovada pela Câmara e pelo Senado no mês passado, após a bancada negra recém-formada na Câmara apresentar o projeto. Vale destacar que, em 2011, o Congresso havia aprovado uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, porém, na época, a decisão de torná-lo um feriado nacional não foi concretizada.

Zumbi

A trajetória do líder do quilombo de Palmares, assassinado dia 20 de novembro de 1695 por bandeirantes, inspirou e deu força à luta da população negra no Brasil. Segundo o site do MEC, o Quilombo dos Palmares estava localizado na Serra da Barriga, no interior do estado de Alagoas;

O Palmares resistiu ao sistema escravocrata em vigor no país já que ali, livres, mulheres e homens negros ganhavam sua liberdade para viver sua cultura, plantar e comercializar com cidades próximas à região.

Com informações do G1.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...