Reino Unido aprova extradição de Julian Assange

Data:

julian assange
Créditos: GM Stock Films | iStock

A ministra britânica do Interior, Priti Patel, aprovou nesta sexta-feira (17) a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange (50), para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem.

Em comunicado o Ministério do Interior britânico afirmou que, “Os tribunais do Reino Unido não consideraram que seria opressivo, injusto ou abuso o processo de extraditar Assange. Tampouco descobriram que a extradição seria incompatível com seus direitos humanos, incluindo seu direito a um julgamento justo e à liberdade de expressão” e que, enquanto estiver nos EUA, "ele será tratado da forma correta".

Julian Assange
Créditos: Studio Doros / iStock

A defesa do jornalista e ativista australiano diz que "este é um dia sombrio para a liberdade de imprensa e para a democracia britânica". "Qualquer um neste país que se preocupa com a liberdade de expressão deveria estar profundamente envergonhado com o fato de o Ministério do Interior ter aprovado a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, o país que planejou o seu assassinato", afirma.

Os advogados de Assange frisaram ainda que, os EUA “minimizam” a gravidade do estado da saúde mental de Assange e, por isso, há risco de ele cometer suicídio caso seja submetido às penalidades da Justiça norte-americana. Com a extradição, o australiano pode ser condenado a até 175 anos de prisão.

Wikileaks
Créditos: MattZ90 | iStock

Assange é acusado de violar a Lei de Espionagem norte-americana depois de publicar, no site WikiLeaks, informações diplomáticas e de atividades militares dos EUA –muitas sobre abusos cometidos. O material continha dados sobre o ataque aéreo a Bagdá, de julho de 2007, e das guerras do Afeganistão e do Iraque. O caso se deu em 2010. O governo norte-americano estima que 700 mil documentos confidenciais foram divulgados por Assange. O Departamento de Justiça dos EUA afirma que ele cometeu crime de “espionagem”. O australiano nega.

Conforme a defesa do ativista, as práticas de Assange estariam protegidas pela natureza jornalística de seu trabalho e pelo interesse público. Dizem ainda que ele é vítima de perseguição política.

Assange tem 14 dias para recorrer da decisão. Em última instância, ele pode levar seu caso para a Suprema Corte do Reino Unido. Se o pedido for negado, ele terá de ser extraditado dentro de 28 dias. Em março, a Suprema Corte do Reino Unido negou um recurso do jornalista para evitar sua extradição.

Com informações da Agência Brasil e UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.