Está inoperante o sistema de combate à lavagem de dinheiro

Data:

A antiga Coaf, hoje conhecida como Unidade de Inteligência Financeira (UIF), é responsável por combater operações de lavagem de dinheiro e corrupção, está em alerta. O principal sistema do órgão está inoperante desde a manhã de quarta-feira. Na prática, isso significa que as transações consideradas suspeitas não estão sendo reportadas pelo mercado por uma falha que é considerada grave. A situação está comprometendo o trabalho dos técnicos na análise de milhares de dados com indícios de irregularidades enviados diariamente por diversos setores econômicos.

A UIF, nos últimos anos, se tornou uma arma poderosa de combate à lavagem de dinheiro e corrupção à medida que passou a concentrar em suas mãos um volume imenso de informações. Em seu sistema, há registros de mais de 17 milhões de transações realizadas por brasileiros tanto no país como no exterior. Somente no ano passado, 370 000 pessoas e empresas entraram no radar do órgão, um volume recorde que representa uma média de mais de 1 000 suspeitos analisados por dia.

A instabilidade no sistema Siscoaf vem sendo observada há alguns meses. Mas o problema se agravou de vez ontem de manhã, quando o fluxo de recebimento de informações foi interrompido. Entidades do setor financeiro não conseguiam, por exemplo, enviar dados de transações consideradas suspeitas. Com isso, técnicos do órgão ficaram impossibilitados de fazer um pente-fino em transações com indícios de lavagem de dinheiro e corrupção.

Foi pedido pela UIF que a Serpro, empresa de tecnologia do governo, providencie a imediata normalização do sistema. Além disso, o órgão de inteligência também solicitou um plano de contingência para evitar outras interrupções, que podem afetar ainda mais a análise diária de transações financeiras atípicas. Até o momento, não há uma previsão para resolver esse problema. Os técnicos descartaram a hipótese de invasão.

Fonte: Veja

Ezyle Rodrigues de Oliveira
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Produtora de conte

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.