Ex-ministro da Justiça de FHC, José Gregori, morre aos 92 anos

Data:

luto morte tristeza nota de pesar
nota de pesar
mwai_images_generator

José Gregori, ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso e defensor dos direitos humanos, faleceu aos 92 anos em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês. Gregori, conhecido como Zé Gregori, deixa três filhas.

O advogado ocupou o cargo de ministro da Justiça durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, de 2000 a 2001. Nesse período, também liderou a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

José Gregori foi um dos signatários da “Carta aos Brasileiros”, divulgada em 1977, em plena Ditadura Militar, em defesa dos direitos humanos, justiça e cidadania.

Ele fundou e participou ativamente da Comissão Arns, uma organização da sociedade civil dedicada à defesa dos direitos humanos. Em 2011, foi empossado na Academia Paulista de Letras, na cadeira de número 15.

O presidente Lula (PT) lastimou a morte de José Gregori em texto nas redes sociais. “Soube agora do falecimento de José Gregori, ex-Ministro da Justiça e ex-Secretário Nacional de DH. Sua vida foi marcada por um firme compromisso com os direitos humanos e com a consolidação da democracia. Muito obrigado, José Gregori. Seu legado jamais será esquecido.”

luto morte tristeza nota de pesar Justiça direito
luto nota de pesar
mwai_images_generator

A Fundação FHC expressou seu luto com a morte de José Gregori, ao defini-lo como “um democrata e um defensor dos direitos humanos em mais de 60 anos de vida pública”.

Partido ao qual o advogado era integrante, o PSDB prestou condolências aos familiares e afirmou que “a democracia brasileira e o sistema judiciário devem muito à luta” de Gregori.

O velório acontece nesta segunda-feira (4), no Funeral Home, localizado na região da Avenida Paulista, em São Paulo, das 8h às 14h.

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.