Governador de SC questiona lei que trata de casas de apoio a pacientes do SUS fora do domicílio

Data:

Governador indaga, em ADI 5872, que lei é Inconstitucional, pois incorre na criação de uma nova política pública e obriga o Poder Executivo a executá-la

Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5872 no Supremo Tribunal Federal (STF).

A ADI vai contra o disposto em norma estadual que trata de incentivar e manter as “casas de passagem”, nome dado aos locais que acolhem cidadãos com necessidades médicas e hospitalares, bem como à realização de exames, mas que estejam fora de sua cidade.

O governador alega que a lei é inconstitucional, pois sua iniciativa é do Poder Legislativo, mas ela cria uma nova política pública e obriga o Executivo a realizá-la.

Argumentação do governador de SC

Raimundo Colombo diz que a Lei estadual 17.129/2017 resulta em uma nova ação do governo, que terá que criar um programa para incentivar a criação e manutenção de tais espaços para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam em tratamento, porém fora de casa.

Ao criar essa imposição, o governador diz que a norma vai contra o disposto no artigo 84, inciso II, da Constituição Federal, que afirma que a direção da administração pública é competência do chefe do Executivo. Logo, isso viola o princípio da separação dos Poderes, como pode ser visto no artigo 2º da Constituição Federal.

Colombo reforça, ainda, que já existe um auxílio prestado pelo SUS a esse favor, que além de arcar com os custos do tratamento, também custeia o deslocamento, inclusive com acompanhante, caso a pessoa não possa viajar sozinha.

Outra alegação do governador de SC é que essa obrigação da previsão de recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias e à sua inclusão na Lei Orçamentária Anual vai contra o artigo 165, incisos 2 e 3, da Constituição Federal, que determina ao Poder Executivo a disposição sobre o orçamento e suas diretrizes.

O ministro Dias Toffoli é o relator da ADI 5872.

Você também pode gostar de: Luciano Huck e Fausto Silva recebem representação no TSE.

Fonte oficial: STF

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo