Governo lança estratégia para inviabilizar o uso de celulares roubados e combater a criminalidade

Data:

Interrupção
Créditos: Pecaphoto77 | iStock

O governo federal anunciou uma nova estratégia para enfrentar o crescente número de roubos e furtos de celulares no país. A proposta busca reduzir a atratividade econômica desse tipo de crime por meio de medidas que dificultem ou impeçam definitivamente a utilização de aparelhos subtraídos.

A iniciativa parte da premissa de que, ao inviabilizar o uso e a revenda dos smartphones roubados, diminui-se o interesse das organizações criminosas nesse mercado, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade relacionados ao setor.

O tema foi debatido no podcast Deu Tilt, do UOL, no qual os especialistas Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes analisaram os desafios da nova política pública e os impactos que ela poderá produzir no combate aos crimes patrimoniais envolvendo dispositivos móveis.

Segundo os especialistas, o roubo de celulares deixou de representar apenas uma questão de segurança pública para se tornar uma das principais preocupações dos brasileiros, em razão da grande quantidade de informações pessoais, financeiras e profissionais armazenadas nos aparelhos.

A expectativa do governo é que o fortalecimento dos mecanismos de bloqueio e inutilização de smartphones roubados reduza o valor comercial desses equipamentos no mercado ilegal, desestimulando a prática criminosa.

A adoção de medidas tecnológicas voltadas à proteção dos dispositivos também busca ampliar a segurança digital dos usuários, dificultando o acesso indevido a dados pessoais e financeiros após a subtração dos aparelhos.

A efetividade da nova estratégia dependerá da integração entre órgãos públicos, operadoras de telefonia, fabricantes de dispositivos e plataformas responsáveis pelos sistemas de bloqueio e identificação dos aparelhos.

(Com informações do Tilt – UOL por Helton Simões Gomes e Diogo Cortiz)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo