Putin concede cidadania russa para Edward Snowden

Data:

Putin concede cidadania russa para Edward Snowden | Juristas
Edward Snowden-Aufkleber, Berlin-Kreuzberg.

O presidente russo Vladimir Putin, concedeu ao ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden a cidadania russa. A informação foi divulgada pelas agências estatais de notícias do país na segunda-feira (26).

“Edward Joseph Snowden, nascido em 21 de junho de 1983 nos Estados Unidos da América, está na lista daqueles que receberam a cidadania”, diz o texto da Tass que se baseia em um decreto assinado por Putin, e que dá o benefício a 72 pessoas.

O norte-americano enviou pedidos de asilo para vários países depois de revelar documentos secretos em 2013 que comprovavam que a NSA estava espionando políticos de alto nível de diversos países parceiros dos norte-americanos, como a Alemanha, França, Noruega e Brasil – incluindo a chanceler alemã à época, Angela Merkel, e a presidente brasileira Dilma Rousseff. Moscou aceitou o pedido e, desde 2014, Snowden vive no país.

Em outubro de 2020, o governo Putin deu ao ex-analista uma autorização para viver na Rússia “por tempo indeterminado”. Cerca de um mês depois, seu advogado, AnatolyKucherena, anunciou que entraria com a solicitação de cidadania.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagramLinkedin e Google News. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.