O novo super-radar Trucam: a metralhadora eletrônica de multas no trânsito brasileiro

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Créditos: GOLFX | iStock

Os radares de trânsito têm sido uma parte crucial do esforço para manter as estradas mais seguras em todo o mundo. No Brasil, não é diferente. Os radares, há muito tempo, têm sido uma ferramenta importante para monitorar e fazer cumprir os limites de velocidade, garantindo a segurança dos motoristas e pedestres. No entanto, uma nova geração de radares está chamando a atenção e gerando debates: o Trucam, apelidado de “metralhadora de multas” por sua capacidade surpreendente.

A Evolução dos Radares de Trânsito

Os radares de trânsito têm uma longa história no Brasil, assim como em muitos outros países. Desde a década de 1970, eles têm sido usados para fiscalizar os limites de velocidade, sinalizações de trânsito e outras infrações nas estradas brasileiras. Esses dispositivos eletrônicos evoluíram ao longo dos anos, tornando-se mais eficazes e precisos em detectar violações das leis de trânsito.

No entanto, o Trucam representa uma nova era na fiscalização de trânsito. Fabricado pela Lasertech Brasil, esse equipamento eletrônico móvel lembra uma pistola, mas é muito mais do que isso. Com sua mira a laser e sensor de presença, o Trucam é capaz de identificar veículos em velocidades de até 322 km/h e a distâncias impressionantes de até 650 metros.

O que torna o Trucam verdadeiramente notável é sua capacidade de diferenciar automaticamente entre veículos pequenos e grandes, multando-os individualmente com base na velocidade limite regulamentada para cada categoria. Em um único minuto, o Trucam pode emitir até 30 autuações. Mas as capacidades do Trucam não param por aí.

Além de medir a velocidade, esse super-radar também calcula a distância entre os veículos, fornecendo dados adicionais para a fiscalização. Ele é capaz de produzir evidências fotográficas e vídeos dos infratores, o que torna o processo de aplicação de multas ainda mais transparente.

O Trucam em ação

O Trucam foi projetado para ser altamente móvel, permitindo que os agentes de trânsito o utilizem em diferentes locais e situações. Isso significa que os motoristas precisam estar mais atentos do que nunca, pois nunca se sabe quando o Trucam pode estar observando.

De acordo com a resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a distância mínima entre dois radares deve ser de 500 metros nas cidades e não inferior a 2 quilômetros em vias rurais de trânsito rápido. No entanto, isso não impede que o Trucam seja usado em pontos estratégicos, onde a fiscalização é mais eficaz.

Os desafios e limitações do uso do trucam

Embora o Trucam tenha demonstrado ser uma ferramenta poderosa para a fiscalização de trânsito, ele também enfrenta desafios e limitações. A distância entre radares é regulamentada, mas o uso eficaz desses dispositivos depende da estratégia das autoridades de trânsito.

Além disso, a eficácia do Trucam está intrinsecamente ligada à manutenção e inspeção regulares. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) estabelece que os equipamentos de fiscalização de placas de veículos devem ser verificados a cada 12 meses. Portanto, se um condutor verificar que o radar responsável por sua multa não foi inspecionado pelo Inmetro há mais de um ano, ele pode usar essa informação para contestar a penalidade.

O que fazer se receber uma multa?

Receber uma multa pode ser uma experiência desagradável. No entanto, é importante lembrar que você tem o direito de contestar a penalidade se acreditar que foi autuado injustamente. Aqui estão algumas etapas a serem seguidas:

  1. Verifique a Notificação: Certifique-se de ler cuidadosamente a notificação de autuação ou penalidade que você recebeu. Ela deve conter informações detalhadas sobre a infração, incluindo data, hora e local.

  2. Identifique o Órgão Responsável: Descubra qual foi o órgão que o autuou. Isso é importante porque você precisará entrar com um pedido de recurso junto à autoridade de trânsito responsável.

  3. Reúna Documentação: Certifique-se de reunir todas as evidências relevantes que possam ajudar a contestar a multa. Isso pode incluir fotos, documentos de manutenção do veículo e qualquer outra prova que apoie sua defesa.

  4. Verifique a Inspeção do Radar: Acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos estados (PSIE) para verificar se o radar responsável pela multa foi inspecionado pelo Inmetro nos últimos 12 meses.

  5. Apresente sua Defesa: Depois de reunir todas as evidências, você pode entrar com um pedido de recurso junto à autoridade de trânsito responsável, apresentando sua defesa e as provas que você reuniu.

Se seu recurso for negado, você ainda tem a opção de recorrer a uma das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI) e entrar com um pedido de defesa novamente.

O Trucam, ou “metralhadora de multas”, representa uma evolução significativa na fiscalização de trânsito no Brasil. Embora tenha grande eficácia, os motoristas também têm direitos quando se trata de contestar multas que considerem injustas. É preciso conhecer esses direitos e estar ciente das regulamentações.

Com informações do UOL.


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Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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