OAB-SP lança campanha em apoio ao Projeto de Lei Custas Zero para a Advocacia

Data:

Certificado digital para advogados
Créditos: Pressmaster / Envato Elements

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) lançou uma campanha em apoio ao Projeto de Lei nº 4.538/2021, conhecido como "Custas Zero para a Advocacia", de autoria da deputada federal Renata Abreu. A iniciativa, aprovada na última sessão do Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP, visa eliminar a exigência de antecipação de custas na execução de honorários advocatícios, proporcionando um acesso mais igualitário à justiça para todos os envolvidos.

A presidente da Ordem Paulista, Patricia Vanzolini, ressaltou a importância do projeto, destacando que ele elimina a necessidade de pagamento para ingressar com ações de cobrança de honorários. Vanzolini enfatizou que os honorários são uma verba alimentícia e que a aprovação do projeto é crucial para corrigir essa situação.

estagiário de advocacia
Créditos: Gajus-Images / Envato
Elements

Atualmente, de acordo com a legislação em vigor, os advogados são obrigados a arcar com as custas processuais em ações de cobrança de honorários advocatícios quando um cliente não efetua o pagamento. O projeto está na fase final para aprovação e aguarda inclusão na pauta de votações no Plenário.

O conselheiro estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Hansen Cirilo, afirmou que essa iniciativa beneficia toda a classe advocatícia, especialmente a jovem advocacia, que muitas vezes possui menos recursos para ingressar com ações e cobrar honorários. Ele destacou o trabalho do Conselho da Jovem Advocacia em prol de toda a advocacia brasileira.

OAB-SP lança campanha em apoio ao Projeto de Lei Custas Zero para a Advocacia | Juristas
OAB-SP

O diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, expressou seu apoio ao projeto, afirmando que a OAB SP está disposta a trabalhar conjuntamente para sua aprovação. Ele incentivou a advocacia a lutar pela aprovação das Custas Zero para a Advocacia, enfatizando que juntos podem tornar essa iniciativa uma realidade.

A OAB SP convida toda a advocacia paulista a se unir nesse movimento, reforçando os princípios da equidade e da acessibilidade à justiça, enquanto reitera o compromisso com a valorização da classe jurídica.

Confira na íntegra o projeto de lei (PL 4538/2021) e para apoiar assine o abaixo assinado da OAB-SP.

Com informações da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.