Primeira sessão da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais é aberta pelo presidente do TJPB

Data:

Primeira sessão da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais é aberta pelo presidente do TJPB | Juristas
Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, GECOM/TJPB – Gerência de Comunicação

Uma cerimônia na manhã da última sexta-feira (24) assinalou a inauguração da primeira sessão de julgamento da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais, situada no 8º andar do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa. O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, presidiu a abertura oficial. Estiveram presentes o desembargador João Batista Barbosa, magistrados, advogados, representantes do Ministério Público, da Defensoria e servidores.

Primeira sessão da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais é aberta pelo presidente do TJPB | Juristas
Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, GECOM/TJPB – Gerência de Comunicação

O desembargador João Benedito expressou sua honra em participar de uma solenidade tão importante e histórica. Ele esclareceu que a Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais tem como propósito resolver divergências nos julgamentos dos Juizados Especiais, de modo que as decisões do grupo de trabalho serão seguidas por todos.

“Esta iniciativa dará mais celeridade à tramitação das ações, promovendo segurança jurídica, porque os processos pendentes, que estejam na mesma situação dos que estão sendo julgados nesta sessão, também serão resolvidos com a decisão da Turma de Uniformização. Estamos entregando uma prestação jurisdicional como determina a Constituição Federal”, comentou.

O desembargador João Benedito também realizou um resgate histórico da fundação da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais, destacando uma resolução emitida em 2020, durante a gestão do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que instituiu a Turma. O órgão foi instalado em 2022, durante a administração do desembargador Saulo Benevides.

Primeira sessão da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais é aberta pelo presidente do TJPB | Juristas
Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, GECOM/TJPB – Gerência de Comunicação

Ele, que atua como coordenador dos Juizados Especiais na Paraíba, enfatizou que a nova unidade judiciária foi criada principalmente para uniformizar o entendimento das Turmas Recursais em todo o estado, fortalecendo a importância da segurança jurídica.

“Fizemos muitas reuniões prévias para chegarmos a este ponto de partida para a Turma de Uniformização. Sem dúvida, é um passo na história do Poder Judiciário paraibano, da atual Presidência do TJPB, sem desmerecer as demais presidências, porque todos, anteriormente, atuaram para a criação desta Turma, e agora está se concretizando este sonho”, enfatizou.

Para o diretor do Fórum Cível, juiz Herbert Luna Lisboa, a solenidade marca um momento histórico para o sistema de justiça dos Juizados Especiais Cível e Fazendário. Ele destacou que a criação desta Turma atende a uma diretriz legal para buscar a uniformização de decisões conflitantes do sistema, parabenizando os desembargadores João Benedito da Silva e João Batista Barbosa.

O juiz Inácio Jário Queiroz, que atua na 2ª Turma Recursal e faz parte da Turma de Uniformização, considerou este um avanço significativo e um passo adiante para o TJPB. Ele enfatizou que isso contribuirá para a pacificação de conflitos submetidos a julgamento nas Turmas Recursais, pois, a partir das decisões da Turma, haverá um entendimento consolidado que prevalecerá em um conjunto mais amplo de processos com a mesma natureza e matéria.

“Isso coloca a Paraíba num avanço muito grande, pois se traduz em celeridade na prestação jurisdicional e segurança jurídica. Coloca o TJPB dentre os Tribunais que estão organizados para uma grande prestação jurisdicional”, enfatizou.

Rodrigo Reul, diretor da Comissão dos Juizados Especiais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Paraíba, afirmou que a criação da Turma de Uniformização atende a uma solicitação dos advogados, resultado de uma mobilização entre as presidências da OAB-PB e do TJPB. Essa iniciativa foi prontamente aceita por todos e representa uma vitória não apenas para a advocacia, mas especialmente para o jurisdicionado, que terá a oportunidade de ter o direito aplicado de forma mais uniforme, destacou Reul.

Quanto aos membros que atuarão como titulares nas Turmas Recursais, incluem-se as magistradas Túlia Gomes de Souza Neves e Rita de Cássia Martins Andrade, além dos magistrados Carlos Antônio Sarmento, Marcos Coelho de Salles, José Ferreira Ramos Júnior, Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, Alberto Quaresma, Vandemberg de Freitas Rocha e Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes.

Com informações da GECOM/TJPB .


Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

STF retoma julgamento sobre uso da metragem dos imóveis no cálculo do IPTU

O STF retomou a análise de recurso apresentado por Chapecó (SC) contra decisão que considerou inconstitucional a definição da alíquota do IPTU com base na área construída do imóvel. O julgamento pode repercutir sobre legislações municipais, critérios de tributação e pedidos de restituição, além de suscitar debates sobre segurança jurídica e eventual modulação dos efeitos da decisão.

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo