A notícia do pedido de recuperação judicial da SouthRock Capital, operadora das marcas Starbucks, Subway, Eataly e TGI Fridays no Brasil, surpreendeu funcionários e consumidores, gerando especulações sobre o destino das lojas dessas marcas no país. A empresa, que acumula uma dívida de R$ 1,8 bilhão, alegou diversos fatores, incluindo instabilidade econômica, volatilidade dos juros e os impactos da pandemia de covid-19, como razões para a medida. A informação é do UOL.
Em 2020, a SouthRock enfrentou uma queda massiva de 95% nas vendas devido à pandemia, somada à inadimplência de parceiros comerciais. Em 2021, a situação persistiu com uma queda de 70% nas vendas, chegando a mais 30% em 2022, levando à decisão de recuperação judicial apresentada ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
A SouthRock, fundada em 2015, inicialmente focada na gestão, desenvolvimento e operação de marcas de alimentos e bebidas no Brasil, expandiu seu portfólio ao longo dos anos. Tornou-se licenciada da Starbucks e das lanchonetes TGI Fridays em 2018, adquirindo posteriormente os direitos de operação do Eataly e assumindo a operação do Subway no país.
A empresa está passando por ajustes em seu modelo de negócios para se adaptar à realidade econômica atual, envolvendo a revisão do número de lojas operantes, do quadro de funcionários, do cronograma de abertura de novas lojas, além de ajustes com fornecedores e parceiros.
Segundo a SouthRock, a marca Subway não faz parte do pedido de recuperação judicial. “Por uma decisão de negócios, tomada em conjunto com seus parceiros comerciais”, justifica. As demais marcas, Eataly e TGI Friday, no entanto, estão, sim, contempladas no pedido, conforme a empresa.
Após o pedido de recuperação judicial ser negado inicialmente pela Justiça de São Paulo, a SouthRock obteve uma decisão favorável uma semana depois, com efeitos temporários para proteger parte do seu patrimônio. O juiz solicitou uma perícia judicial para avaliar a situação financeira da empresa. Além disso, R$ 5 milhões foram bloqueados pela Justiça atendendo a pedido dos credores. O desenrolar desse processo determinará o futuro das marcas operadas pela SouthRock no Brasil.
Nota da SouthRock Capital na íntegra:
Ao longo dos últimos três anos, desde que a pandemia da covid-19 transformou drasticamente a vida de todos ao redor do mundo, incontáveis empresas, incluindo varejistas, têm sido vistas lutando para manter suas operações. Os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock.
Neste cenário, a SouthRock segue comprometida a defender a sua missão e seus valores, enquanto entra em uma nova fase de desafios, que exigiu a reestruturação de seus negócios para continuar protegendo as marcas das quais tem orgulho de representar no Brasil, os seus Partners (colaboradores), consumidores e as operações de suas lojas.
O processo de reestruturação da SouthRock já começou, com o apoio de consultores externos e stakeholders. Mas, o trabalho deve continuar, então a SouthRock solicitou recuperação judicial para proteger financeiramente suas operações no Brasil atrelado a decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica. Por uma decisão de negócios, tomada em conjunto com seus parceiros comerciais, a marca Subway não faz parte do pedido de recuperação judicial.
Neste momento, o pedido está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o qual já concedeu tutela de urgência à SouthRock, antecipando parte dos efeitos da recuperação judicial.
Os ajustes às marcas já previstos pela SouthRock incluíram a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente.
Enquanto esses ajustes estruturais são implementados, todas as marcas continuarão sendo operadas pela SouthRock, entregando os produtos exclusivos e as experiências únicas que cada uma delas oferece aos consumidores que visitam suas lojas todos os dias.
Com informações do UOL.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!