Rede Dia entra com pedido de recuperação judicial após anunciar fechamento de 343 jojas

Data:

Supermercado
Créditos: nonnie192 / iStock

A rede espanhola Dia de supermercados tomou uma decisão drástica em meio aos desafios enfrentados no Brasil. Nesta quinta-feira, 21, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça de São Paulo para sua operação no país. A medida, conforme comunicado da empresa, visa superar a difícil situação econômica e financeira enfrentada. A varejista reportou uma dívida de aproximadamente R$ 1,1 bilhão, principalmente com bancos e fornecedores.

O pedido de recuperação judicial surge uma semana após o anúncio de um processo de reestruturação dos negócios no país, incluindo o fechamento de 343 lojas e três centros de distribuição. A empresa planeja manter em funcionamento as 244 lojas localizadas no Estado de São Paulo, região onde concentra a maioria de suas operações brasileiras.

cliente
Créditos: Gyn9038 | iStock

Essa decisão do Dia adiciona seu nome à lista de redes de varejo que buscaram proteção judicial contra credores no Brasil, incluindo nomes conhecidos como Americanas e SouthRock, proprietária das operações locais da Subway e da Starbucks.

Os resultados negativos foram apontados como razão para o fechamento das lojas. O grupo mencionou que a medida é parte de um plano de ajustes para tornar a operação viável. A concentração das atividades em São Paulo foi uma estratégia adotada para otimizar a logística e reduzir custos, já que as operações nesse estado são mais rentáveis, segundo a empresa.

Com informações do Portal Isto É.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.