Segurado receberá aposentadoria retroativa à data da aquisição do direito ao benefício

Data:

data da aquisição
Créditos: Tatomm | iStock

A 1ª Câmara Regional Previdenciária de Juiz de Fora reformou parcialmente sentença de 1º grau para condenar o INSS a revisar a aposentadoria de uma segurada, convertendo o benefício em aposentadoria por tempo de contribuição proporcional, e retroagindo-o à data da aquisição do direito ao benefício.

de início para 01/11/1989 recalculada com base em 70% da média aritmética dos 36 salários de contribuição apurados de novembro de 1986 a outubro de 1989, corrigidos monetariamente pelo INPC.

A autora sustentou, na apelação, que tinha o direito de se aposentar por tempo de serviço, com tempo especial convertido em comum e que a escolha do regime era discricionariedade sua, não do INSS. Ela alegou, por fim, que tinha direito à retroação da data de início da aquisição do direito à aposentadoria, já que a modificação do período de cálculo é vantajosa por contemplar os salários de contribuição do período de julho de 1986 a junho de 1989.

O relator apontou que já é consolidado o entendimento sobre a possibilidade de retroação para ocasião anterior ao próprio requerimento administrativo, contanto que se respeite a data de aquisição do direito. Ressaltou a previsão do artigo 144 da Lei nº  8.213/1991, que prevê o recálculo e o reajuste, até 1º de junho de 1992, de todos os benefícios de prestação continuada concedidos pela Previdência entre 5 de outubro de 1988 e 5 de abril de 1991.

Ele ponderou, entretanto, que “a retroação do benefício deve se limitar a 01/11/1989, quando a autora completou o tempo mínimo de 25 anos de contribuição, de sorte a viabilizar a concessão da aposentadoria proporcional, mediante aplicação do coeficiente de concessão de 70% sobre a média dos salários de contribuição apurados no período de novembro/1986 a outubro/1989”. (Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.)

Processo nº: 0010214-19.2009.4.01.3800/MG

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.

Empregador deve indenizar família de vítima morta por funcionário em supermercado

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reconheceu a responsabilidade civil indireta do empregador em um caso de homicídio praticado por um funcionário durante o horário de trabalho e em razão de suas atribuições de segurança. Com isso, foi determinada a indenização e o pagamento de pensão ao filho menor da vítima, morto em 2019 após uma discussão com o funcionário, nas dependências de um supermercado no litoral norte de Santa Catarina.

Ex-gestora de entidade assistencial é condenada por desvio de mais de R$ 148 mil

Uma ex-gestora de uma entidade assistencial e seus familiares foram condenados pelo desvio de verbas públicas pela 1ª Vara Cível da comarca de Rio do Sul. Os réus foram responsabilizados pelo desvio de R$ 148.732,24, valor que deveria ter sido utilizado para o funcionamento da instituição.