Desvendada rede que publicava resenhas falsas na Amazon em troca de produtos grátis

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Desvendada rede que publicava resenhas falsas na Amazon em troca de produtos grátis | Juristas
Créditos: Andrei Stanescu | iStock

A base de dados de uma rede formada por mais de 200.000 pessoas que publicavam comentários com avaliações falsas de produtos na Amazon, em troca de mercadorias, ficou exposta entre 1º e 6 de março de 2021.

Entre as informações vazadas estão dados dos vendedores, tais como, e-mail e telefone de onde eram enviadas mensagens do WhatsApp e do Telegram. No caso das pessoas que publicaram as avaliações, entre os dados tornados públicos estão suas contas da Amazon e os e-mails que aparecem nas contas de Paypal.

Segundo Davide Proserpio, professor assistente de marketing da Universidade do Sul da Califórnia, o caso deixa clara (mais uma vez) a existência de um mercado de resenhas falsas, “muito grande e muito ativo”.

As informações encontradas mostram um procedimento comum. Os vendedores enviam aos resenhistas uma lista de artigos. As pessoas que dão essa pontuação compram supostamente os produtos e deixam uma avaliação de 5 estrelas na Amazon alguns dias depois do recebimento da mercadoria. Uma vez finalizada a compra, o provedor da resenha falsa enviará uma mensagem ao vendedor com um link para o seu perfil da Amazon e seus dados de PayPal. Assim que o vendedor confirmar que todas as resenhas foram concluídas, o resenhista receberá um reembolso nesta plataforma de pagamento, relata o SafetyDetectives. Dessa forma, poderá manter gratuitamente os itens comprados. É importante não utilizar a plataforma da Amazon para esses reembolsos, pois isso faz com que a avaliação pareça legítima e não desperte a suspeita dos moderadores.

Um estudo, publicado em 2019 pela Organização de Consumidores e Usuários (OCU), indicou que 8,4% dos produtos vendidos na Amazon tinham uma “pontuação afetada de modo significativo por opiniões interessadas”.

Proserpio, realizou um estudo junto a outros pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia que concluiu que uma ampla gama de produtos na Amazon tem resenhas falsas compradas no Facebook. As avaliações falsas geralmente causam um “aumento significativo” na nota média de um produto, determinando crescimento temporário nas vendas.

Com informações de El País.

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Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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