TRF1 mantém condenação à estagiária por falsificação de assinatura de advogado em petição

Data:

TRF1 mantém condenação à estagiária por falsificação de assinatura de advogado em petição | Juristas
Créditos: Gajus

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu, por maioria, manter a condenação de uma mulher acusada de apresentar documento particular falso, consistente em uma petição inicial com a assinatura de um advogado. O objetivo da ré era ingressar com uma ação de benefício previdenciário contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em nome de uma terceira pessoa. Além da assinatura falsificada, a acusada também se passou por advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), embora estivesse inscrita apenas como estagiária na época.

reopção de comarca
Créditos: Antonio Guillem | iStock

Na apelação, a denunciada solicitou a desclassificação do crime para exercício ilegal da profissão de advocacia e destacou a ausência de provas do delito, argumentando que não foi realizada perícia grafotécnica na assinatura da petição para identificar a autoria. Ela afirmou, ainda, que agiu apenas como estagiária, sem conhecimento da prática do crime de falsidade.

Ao examinar o caso, o relator, desembargador federal Ney Bello, concluiu que a alegação de ausência de materialidade do delito devido à falta de perícia técnica não procede. A comprovação da falsidade da assinatura, segundo o relator, foi realizada por outros elementos de prova, dispensando a necessidade de perícia.

Juiz - CNJ
Créditos: Simpson33 | iStock

O relator do processo (0020832-53.2018.4.01.3300) ressaltou que a intenção da ré em falsificar um documento público para obter vantagem ilícita e prejudicar terceiros ficou devidamente fundamentada, sendo mantida, assim, a condenação. Ele entendeu que a conduta de falsificar a assinatura de advogado para ajuizar ação cível caracteriza o delito de falsidade, “pois o intuito da ré não era o exercício irregular da profissão de advogada, mas fazer crer que havia um advogado habilitado atuando na causa”.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.