TRF4 garante bomba infusora de insulina a adolescente com diabetes

Data:

Diabetes
Créditos: rawf8 / Envato Elements

O TRF da 4ª Região (TRF4) concedeu, no princípio deste mês, liminar que determina o fornecimento de uma bomba infusora de insulina para um garoto de 13 (treze) anos portador de diabetes mellitus tipo I. O entendimento foi de que o tratamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde não foi suficiente para o controle da doença, sendo, portanto, necessário o equipamento para evitar sequelas crônicas.

No ano de 2016, o garoto, representado por seus pais, entrou com o pedido judicialmente. Ele afirmou que o tratamento convencional, realizado com injeções diárias de insulina, testes de glicemia várias vezes ao dia, contagem de carboidrato e atividades físicas, se mostrou totalmente ineficaz para o controle da doença.

Os genitores destacaram que, mesmo seguindo o protocolo, a doença não estabiliza e o jovem alterna diariamente entre casos de hipoglicemia e hiperglicemia extremas. O novo tratamento, que custa mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), permite o monitoramento contínuo do garoto e suspende automaticamente a administração de insulina quando os níveis de glicose estão muito baixos, afastando o risco de hipoglicemia.

SUSA liminar havia sido deferida pela Justiça Federal de Florianópolis, em Santa Catarina, entretanto, foi depois revogada. A motivação foi de que não restou comprovada a ineficácia da medicação oferecida pelo Sistema Único de Saúde e que, na verdade, o novo tratamento seria apenas uma evolução daquele, permitindo um melhor controle.

Cândido Alfredo Silva Leal Junior
Créditos: Reprodução / TRF4

O garoto recorreu ao TRF4, ressaltando que a não concessão do equipamento é um risco à vida do menino. Em novembro do ano de 2017, o relator, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, concedeu o aparelho e, no último dia 4, a Quarta Turma do TRF4 manteve a decisão.

De acordo com o relator do caso, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, as provas demonstram a necessidade de conceder o tratamento para controle da doença do autor. “Entendo que não se trata apenas de garantir melhor qualidade de vida ao autor, mas de possibilitar o controle da doença, o que parece que não havia sido alcançado com as alternativas terapêuticas disponíveis no SUS”, concluiu.

A ação segue tramitando na 4ª Vara Federal de Florianópolis.

(Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.