Pastor impedido de acompanhar funeral do pai por cancelamento de voo será indenizado

Data:

 GOL Linhas Aéreas
Créditos: Matheus Obst / iStock

De forma unânime, a Segunda Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou sentença e manteve condenação da empresa aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A a indenizar consumidor que foi impedido de acompanhar o funeral do seu genitor por força do cancelamento inesperado de seu voo.

O pastor receberá uma indenização de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) a título de danos morais. De acordo com o que há nos autos, o passageiro comprou uma passagem aérea para a cidade de Patrocínio, no interior de Minas Gerais, para acompanhar o sepultamento de seu genitor, que faleceu na noite do dia anterior.

Entretanto, não ocorreu nem o primeiro embarque, previsto para as 9h00, tendo em vista que o voo com saída do aeroporto de Navegantes, no litoral norte catarinense, foi cancelado.

O pastor alegou também que apenas conseguiu outro voo com empresa aérea diversa e chegou ao destino final por volta da meia-noite, fato que o impossibilitou de comparecer e executar seu ofício de pastor no velório do próprio pai.

Em sua defesa, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A  sustentou que o voo foi cancelado por motivos de segurança dos passageiros, em razão de manutenção e reparos técnicos necessários na aeronave. Afirmou que reacomodou o passageiro em voo de outra companhia aérea com o objetivo de que ele pudesse chegar em Patrocínio, sem deixar-lhe desamparado.

Para o relator do recurso de apelação, desembargador João Batista Góes Ulysséa, é indiscutível a responsabilidade objetiva da empresa aérea GOL, que deve assumir os riscos pelos serviços prestados.

"O atraso ou cancelamento de voo enseja indenização por danos morais in re ipsa, ou seja, presumidos, e, portanto, não depende de comprovação, já que inegável o transtorno suportado pela vítima dos prejuízos causados", concluiu o magistrado, com base no entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ). (Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina)

Processo: 0013032-88.2012.8.24.0008 - Sentença / Acórdão

Ementa

APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO INDENIZATÓRIA. TRANSPORTE AÉREO. CANCELAMENTO DE VOO EM RAZÃO DE REPAROS TÉCNICOS NA AERONAVE. IMPOSSIBILIDADE DE COMPARECIMENTO NO FUNERAL DO GENITOR. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. RECURSO DAS PARTES.

PLEITO DE AFASTAMENTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. EXCLUDENTE NÃO COMPROVADA. FORTUITO INTERNO. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO EVIDENCIADA. DEVER DE INDENIZAR MANTIDO.

A necessidade de reparos técnicos em avião enquadra-se como fortuito interno, devendo a companhia aérea assumir os riscos dos serviços prestados, de modo que segue o dever de indenizar pelo cancelamento do voo.

QUANTUM INDENIZATÓRIO. INSURGÊNCIA COMUM. VALOR ARBITRADO NA SENTENÇA QUE DEVE SER MAJORADO.

O arbitramento do valor condenatório por danos morais deve estar alinhado aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, sem se desvencilhar do efeito pedagógico da condenação, inclusive para obstar a reincidência.

JUROS DE MORA. RESPONSABILIDADE CIVIL CONTRATUAL. MARCO INICIAL. CITAÇÃO. ADEQUAÇÃO DE OFÍCIO.

Nas relações contratuais, os juros de mora devem fluir a partir da citação, conforme o exposto no art. 405 do Código Civil.

RECURSOS DO AUTOR PARCIALMENTE PROVIDO.

RECURSO DO RÉU IMPROVIDO.

(TJSC, Apelação Cível n. 0013032-88.2012.8.24.0008, de Blumenau, rel. Des. João Batista Góes Ulysséa, Segunda Câmara de Direito Civil, j. 26-04-2018).

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.