Juízes e Procuradores da Lava-Jato receberam apelidos; Moro era Mazzaropi

984
Sergio Moro Mazzaropi
O Juiz Sérgio Moro era chamado de Mazzaropi pelos investigados da Lava-Jato. Créditos: Reprodução | Youtube

Empresários que já foram presos na Operação Lava-Jato e já deixaram a prisão informaram como chamavam os procuradores e juízes. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato na primeira instância, era “Mazzaropi”.

No início do inquérito quando foram divulgadas planilhas de empreiteiras que, segundo o Ministério Público Federal (MPF), mostravam pagamentos ilegais a diversos políticos, vieram também a público uma série de apelidos pelos quais figuras públicas da República eram chamadas pelos empresários.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) era o Mineirinho; o ex-ministro Antônio Palocci, Italiano; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva, Amigo; entre outros codinomes.

Contudo, não foram somente os investigados que receberam apelidos, os empreiteiros começam a dizer como chamavam os procuradores e juízes.

juízes e procuradores
Créditos: Brian A. Jackson | iStock

Além de Sérgio Moro, também receberam apelidos o procurador-geral, Rodrigo Janot que era o “Cavalo Branco”. O procurador Deltan Dallagnol era o “Bispo”, e o ex-procurador Marcelo Miller, “Maçaranduba”, uma alusão ao personagem do programa humorístico Casseta & Planeta. Os delegados da Polícia Federal Rosalvo Ferreira Franco – que chefiou o início da Lava-Jato no Paraná – era “Maguila” e Márcio Adriano Anselmo, o “Freddy Mercury”. (Com informações do Correio Braziliense.)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA