Fake news podem ser evitadas com certificado digital

116

O impacto das notícias falsas no mundo político e social é enorme.

certificado digital
Créditos: Juststock | iStock

Experimentamos nos últimos anos a influência das fake news na política, um fenômeno mundial que desacreditam os meios de comunicação e prejudicam reputações.

A certificação digital pode ser uma das formas de evitar a circulação dessas notícias. O diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Mauricio Balassiano, entende que os certificados digitais podem propiciar aos leitores dos veículos de comunicação a certeza de que a notícia é confiável e, portanto, verdadeira.

Para ele, “mais que isso, os veículos podem usar de forma impressa ou eletrônica a informação de que suas notícias são produzidas por profissionais que utilizam a certificação digital na inserção da notícia final, que será consumida por seus públicos”. Seria uma espécie de selo de segurança, como o utilizado em sites de compras e instituições bancárias.

Ele entende que, assim, o consumidor final seria capaz de analisar se a base de um noticiário é mais ou menos crível, se a notícia foi apurada e checada antes da publicação. O certificado digital funcionaria como a identidade digital do jornalista na internet. (Com informações do Primeira Hora.)