Ação de consignação não serve para discutir crédito tributário

Data:

Meio só é válido caso haja recusa da administração pública em receber dívida

Ação de consignação não é via adequada para discutir crédito tributário. O entendimento é da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O colegiado negou, por unanimidade, recurso de uma empresa contra sentença da 5ª Vara do Distrito Federal.

Real - Moeda Brasileira
Créditos: filipefrazao / iStock

A primeira instância julgou improcedente o processo baseando-se no artigo 267, VI, do CPC. Consta dos autos que a apelante pretendia a consignação do pagamento de contribuições previdenciárias de forma parcelada. Ela também pedia a extinção da multa e não incidência da taxa Selic sobre o valor devido.

Para o relator, juiz federal convocado Rafael Leite Paulo, a decisão da primeira instância está em acordo com a jurisprudência. Segundo ela, a consignação só seria válida em caso de negativa da administração pública em receber o valor da dívida. Isso não ficou comprovado nos autos.

Processo 2004.34.00.022343-0/DF

Notícia produzida com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Saiba mais:

Caio Proença
Caio Proença
Jornalista pela Cásper Líbero. Trabalhou em O Diário do Pará, R7.com, Estadão/AE e Portal Brasil.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.