Justiça decreta prisão preventiva de policiais penais que garantiam regalias a detentos em presídio no MS

Mantida prisão preventiva de Geddel Vieira Lima / Pena
Créditos: chaiyapruek2520 | iStock

O Juiz da 2ª Vara Criminal de Ponta Porã decidiu por converter em preventiva a prisão temporária de Cinco policiais penais, presos após pedido do DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), por propiciar regalias a detentos em presídio.

O Departamento apontou na Operação La Catedral, a existência de associação criminosa de policiais penais apontados por concussão e corrupção passiva, como por exemplo, no favorecimento para entrada de de bebidas, celulares e drogas no Presídio Ricardo Brandão em Ponta Porã.

Entre os presos, está Carlos Eduardo Lhopi Jardim, ex-diretor do Estabelecimento Penal Ricardo Brandão, João Xavier Martins Neto, Justo Aquino Navarro, Luiz Carlos Soto e Maicom Thomaz Corrêa de Alencar.

Justiça decreta prisão preventiva de policiais penais que garantiam regalias a detentos em presídio no MS | Juristas
Créditos: loongar | iStock

Presos temporariamente desde esta quinta-feira (13) no Centro de Triagem em Campo Grande, João Xavier e Luiz Carlos entraram com pedido de transferência  por terem criado inimizades com presos nos anos em que prestaram serviços.

De acordo com a polícia, durante a operação, foram apreendidos celulares, notebooks, computadores dos investigados, além de documentos e R$ 47,1 mil  na residência de um dos autores.

Também foram apreendidos sete veículos em posse dos investigados que deverão demonstrar a origem lícita na aquisição. A polícia também informa que ouviu na condição de testemunha, vários servidores que trabalhavam na unidade.  Ainda segundo a polícia, o nome La Catedral, faz referência a Penitenciária “construída” na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar que era cheia de luxos e mordomias.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA