Justiça garante a indústria direito de crédito sobre IPI pago com produto intermediário

Data:

Indústria é condenada por morte de trabalhador
Créditos: Red ivory / shutterstock.com

A Justiça assegurou a uma indústria de celulose o direito ao crédito escritural do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) recolhido sobre o item “feltro”, adquirido como produto intermediário no processo de fabricação do papel. A decisão, foi do juiz federal Fernando Henrique Correa Custodio, da 1ª Vara Federal de Bragança Paulista/SP.

A autora da ação (5000823-90.2021.4.03.6123) buscou o reconhecimento do item “feltro”, utilizado no processo de industrialização da celulose para a obtenção do papel, como “produto intermediário”, de modo a poder creditar-se do valor do IPI pago na aquisição, para efeitos de operacionalização da regra da não cumulatividade do imposto, consagrada no artigo 153, §3º, inc. II, da Constituição Federal. Além disso, alegou que tal direito já foi reconhecido em uma ação judicial que tramitou perante a Justiça Estadual, a envolver o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Princípio da Isonomia
Créditos: StellrWeb / Unsplash

De acordo com o magistrado, não devem ser aplicados ao caso o artigo 150, §6º, da Constituição Federal, que exige lei específica para a criação de benefícios fiscais, e o artigo 111 do Código Tributário Nacional, que dispõe sobre a necessária interpretação literal e estreita das regras legais relativas à concessão de benefícios fiscais aos contribuintes.

A principal controvérsia posta na ação reside em saber se, para o reconhecimento do direito aos créditos de IPI, tais produtos intermediários devem ser consumidos de forma imediata no processo de industrialização, como pretende o fisco federal, ou se podem durar, mesmo que um curto intervalo de tempo, como pretendido pela autora. “Parece-me claro que o intuito do legislador foi o de estender o direito ao crédito da forma mais ampla possível, exatamente para dar o máximo de concretude à garantia constitucional da não cumulatividade”, entendeu o juiz.

Patente da indústria farmacêutica
Créditos: sebboy12 / iStock

Para o juiz federal Fernando Custodio, o artigo 226 do Decreto nº 7.212/2010 é nítido quanto ao direito ao crédito do valor pago a título de IPI incidente sobre os produtos intermediários adquiridos para emprego na industrialização de produtos tributados. “É expresso e cristalino, garantido pela aludida disposição normativa. Mas foi-se além, fazendo-se questão de acrescentar e deixar explícito que tal direito também inclui as matérias-primas e produtos intermediários que, embora não se integrando ao novo produto, forem consumidos no processo de industrialização.”

Justiça garante a indústria direito de crédito sobre IPI pago com produto intermediário | Juristas
Créditos: Zolnierek/Shutterstock.com

Por fim, o magistrado determinou que a apuração, escrituração e utilização dos créditos observem o Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (RIPI - Decreto nº 7.212/2010), inclusive no tocante à aplicação apenas subsidiária e limitada do regramento geral que cuida da compensação dos créditos tributários, conforme artigos 256 a 258, do RIPI.

Com informações do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.