TRF1 mantém condenação por extração ilegal de minério em Teresina/PI

Data:

A apelação interposta por dois réus contra a sentença da 3ª Vara da Seção Judiciária do Piauí não foi provida pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O juízo condenou-os pela extração ilegal de recursos minerais no município de Teresina/PI.

Na denúncia, afirmou-se que os acusados praticaram a referida conduta sem a licença dos órgãos competentes, o que gerou poluição e degradação ambiental. Os réus pleitearam a absolvição no recurso dirigido ao TRF1.

O relator do caso destacou a demonstração suficiente da materialidade e da autoria por meio do Auto de Paralisação, Laudo de Perícia Criminal Federal, das declarações dos réus e dos depoimentos das testemunhas.

O magistrado destacou que a exploração ilegal da referida pedra é crime ambiental e crime de usurpação de patrimônio da União, conforme art. 2º da Lei 8.176/91 e art. 55 da Lei nº 9.605/98.

Por fim, salientou que os impactos causados ao ecossistema local tem uma extensão imprecisa, mas é incabível afirmar que não houve lesividade, já que é um crime formal de perigo abstrato, em que há presunção de periculosidade social.

A Turma seguiu o relator e negou provimento à apelação dos réus.

Processo: 0005763-54.2014.4.01.4000/PI

Fonte: portal do TRF1

 

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.