Judiciário atua para reforçar cuidados com a saúde mental de pessoas presas em Sergipe

Data:

pgR
Créditos: Naeblys | iStock

O judiciário sergipano tem atuado para reforçar cuidados com a saúde mental de pessoas presas. Um grupo de trabalho no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) busca estabelecer procedimentos e fluxo interinstitucional definindo modos de execução e o acompanhamento das medidas terapêuticas aplicáveis judicialmente à pessoa com transtorno mental, que se encontra em conflito com a lei.

O objetivo é subsidiar o desenvolvimento e pactuação de estratégia e fluxo permanente para a desinstitucionalização e atenção integral a essas pessoas no estado.

gerente de RH
Créditos: Ivan-balvan | iStock

Na ação conjunta, a Corregedoria Geral do TJSE realizou levantamento de todos os processos de medida de segurança e tem acompanhado os andamentos e prazos, prestando orientações à magistratura. O Hospital, por sua vez, tem aprimorado os fluxos internos de acolhimento e acompanhamento dos pacientes, mantendo articulação permanente junto às redes de atenção psicossocial e de assistência do estado e dos municípios, além de garantir o apoio às famílias dos internos. E a Vara de Execuções Penais tem participado das articulações e orientado a construção dos projetos terapêuticos.

Regalias em presídio da Lava Jato
Créditos: Gatsi | iStock

Os esforços interinstitucionais já têm gerado resultados significativos. De março a outubro de 2021, a população do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe reduziu de 130 para 73 pacientes, abaixo da capacidade da unidade, que é de 75 internos.

O grupo de trabalho, que conta com a atuação de diversas instituições no estado, é incentivado por meio do programa Fazendo Justiça, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Com representantes de diversas instituições, como o Ministério Público e órgãos estaduais e municipais, o colegiado têm apontado as principais dificuldades e buscado estratégias coletivas para as enfrentar.

Judiciário atua para reforçar cuidados com a saúde mental de pessoas presas em Sergipe | Juristas
Créditos: Shidlovski | iStock

Além disso, o grupo elaborou e implementou um novo fluxo para o atendimento a pessoas com transtorno mental nas audiências de custódia, aprimorando o acolhimento na Unidade de Custódia Psiquiátrica. E, atualmente, desenvolve ações para o aprimoramento da porta de saída desta unidade, com especial atenção às pessoas que já possuem decisão judicial para a desinternação.

Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.