Sistema Cofeci-Creci quer agilizar cobrança das chamadas dívidas podres

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Receita abre hoje parcelamento de dívidas para microempreendedores individuais
Créditos: Anatoly Maslennikov / shutterstock.com

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) e o Banco do Brasil (BB) ultimaram os detalhes com vistas à contratação da instituição para cobrança das dívidas “podres” do Cofeci e dos conselhos regionais (Creci’s), ou seja, daquelas vencidas no ano fiscal, inscritas na dívida ativa após cobradas administrativamente ou através de execução fiscal, decorrentes de débitos dos registrados pessoas física e jurídica.

O modelo de cobrança foi discutido em live conduzida pelo presidente do Cofeci, João Teodoro com a diretoria do BB, que teceu considerações e explicações aos presidentes dos Regionais. Na quinta-feira (8), o tema foi retomado durante reunião de executivos do banco com o diretor-secretário Rômulo Soares, o superintendente Gean Anderson e a assessora da presidência, Giselle Gonçalves.

João Teodoro do Cofeci-CreciDe acordo com Rômulo Soares foram feitos os últimos esclarecimentos e ajustes, em consonância com os sistemas de governança, compliance e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), "aguardamos a apresentação final, para que o presidente João Teodoro a encaminhe a todos os presidentes de Regionais”, disse o diretor-secretário.

Para o gerente-geral do escritório setor público do Distrito Federal-DF, responsável pelo atendimento ao governo federal e de todo o Judiciário e Conselhos de Classe sediados em Brasília, Fernando Rocha, outros importantes passos foram dados.

Um deles foi a definição quanto ao fornecimento pelos intervenientes, de forma equalizada, das informações necessárias à análise prévia pelo BB, fundamental ao prosseguimento do processo com o menor lapso temporal possível.

Prisão Domiciliar
Créditos: Michał Chodyra / iStock

“Somos a única instituição no mercado a prestar esse serviço até em função da especialidade, da expertise de fazer essa cobrança para este tipo de dívida. O diferencial do BB nesse modelo é ter conseguido ao longo do tempo estabelecer modelos e parâmetros de especificação a partir de uma mesma base de dados, com as mesmas informações de quais são as melhores ações de cobrança a serem efetivadas em situações análogas”, declarou.

O encontro contou ainda com a participação da gerente de relacionamento do BB, Paula Carneiro.

Com informações do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (CRECI-PB).


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Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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