O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) vai investigar o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). Em transmissão em suas redes sociais, na sexta-feira (22), o parlamentar disse que os estudantes de universidades federais de Pelotas e de Santa Maria mereciam ser “queimados vivos”.
A manifestação do parlamentar ocorreu durante live, após um protesto dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contra cortes orçamentários promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro. “É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadinhos, riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que tem grana merecem”, disse o deputado.
A apuração será conduzida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul e a Procuradoria da República do município onde ocorreu a tragédia da Boate Kiss, que deixou 242 mortos em 2013. O deputado Bolsonarista tem dez dias para prestar ‘informações que entenda pertinentes sobre o tema’.
“Ao cumprimentá-lo cordialmente, informamos que tramita nesta Procuradoria da República o expediente supra identificado, vocacionado a ‘Apurar eventuais danos coletivos decorrentes de falas do Alcibio Mesquita Bibo Nunes, no qual são realizadas falas ofensivas a estudantes da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas’”, informa o despacho assinado pelos procuradores Bruna Pfaffenzeller e Enrico Rodrigues de Freitas.
O pedido de investigação contra o deputado bolsonarista foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Valdecir Oliveira (PT), e pelo radialista e ex-vereador Luciano Guerra (PT-RS), ainda na sexta-feira (21).
Lideranças do Psol no Rio Grande do Sul também protocolaram, nesta sexta-feira (21), uma representação na Promotoria de Justiça Regional de Santa Maria contra o deputado. A representação solicitou que o deputado federal seja obrigado a pedir desculpas, nominalmente, a todas as coletividades ofendidas por seu pronunciamento.
Com informações do UOL.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.