No mês em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), a 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ-DF) compartilha a história de um encontro adotivo realizado por meio do programa “Em Busca de um Lar”, que incentiva adoções fora do perfil clássico.
Quatro irmãos do Distrito Federal, Zenilda (15), Kauã (13), Maria Francisca (12) e Francisco Joaquim (9), ganharam uma nova família. Do lado deles, havia o sonho de serem adotados juntos, e do lado de Raquel e Maicon Maria, o desejo de ter filhos. Com a ajuda do programa da 1ª VIJ-DF, eles se encontraram e se tornaram uma família.
Em um vídeo, os pais contam como conheceram os filhos, como foi o processo de aproximação e como tem sido a vida em família desde a chegada dos quatro novos membros. Para conhecer essa história, acesse o link na imagem abaixo.
O programa “Em Busca de um Lar” foi criado para aumentar as chances de adoção de crianças e adolescentes que não se enquadram no perfil desejado pela maioria dos pretendentes habilitados no Sistema Nacional de Adoção (SNA).
Essas crianças e adolescentes podem ter idade avançada, deficiência, problemas de saúde graves ou fazer parte de grupos de irmãos. Atualmente, o cadastro de adoção do DF possui 509 famílias e 82 crianças e adolescentes, o que significa que há mais de seis famílias habilitadas para cada criança cadastrada. No entanto, o perfil desejado pelas famílias habilitadas não corresponde às crianças que aguardam a adoção.
Cerca de 90% dos jovens cadastrados para adoção no DF têm mais de 2 anos de idade. Por outro lado, apenas cerca de 7% das famílias habilitadas aceitam acolher crianças com mais de 3 anos. Metade das crianças que esperam por adoção fazem parte de um grupo de irmãos, enquanto apenas 30% das famílias aceitam acolher um trio de irmãos.
Para equilibrar essa discrepância, o programa da 1ª VIJ-DF dá visibilidade a essas crianças e, por meio de busca ativa, procura famílias legalmente aptas para adoção. Isso tem permitido o encontro entre pais e filhos por meio da adoção, como no caso dos irmãos Zenilda, Kauã, Maria Francisca e Francisco Joaquim com os pais Raquel e Maicon.
O programa “Em Busca de um Lar” foi iniciado em 2019, pausado em 2020 devido à pandemia de COVID-19 e retomado em 2021, com medidas sanitárias adequadas. Desde 2019 até abril de 2023, quatro participantes concluíram o processo de adoção, incluindo uma dupla de irmãos adolescentes, uma menina de 10 anos com deficiência e uma criança de 4 anos com paralisia cerebral.
(Com informações do TJDF- Tribunal de Justiça do Distrito Federal)