Israel declara guerra após ataque surpresa do Hamas; ao Menos 22 mortos

Data:

israel israelenses bandeira
israel israelenses bandeira

A situação no Oriente Médio se agravou neste sábado (7) quando o primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, anunciou uma declaração de guerra em resposta a um ataque surpresa de grande escala realizado pelo grupo Hamas. O episódio já é considerado uma das maiores ofensivas contra Israel nos últimos anos, resultando na trágica morte de pelo menos 22 pessoas, enquanto as autoridades temem que o número de vítimas aumente.

O Hamas, organização palestina, lançou um ataque surpreendente que abalou a região, causando mortes e destruição. Os detalhes completos dos eventos ainda estão emergindo, mas o impacto imediato é evidente nas perdas humanas e na reação rápida das autoridades israelenses.

Em resposta ao ataque, o primeiro-ministro Netanyahu declarou guerra, marcando um ponto crítico nas relações já tensas entre Israel e o Hamas. A situação continua fluida, e a comunidade internacional observa com preocupação os desdobramentos.

Em mensagem de vídeo, Netanyahu disse que o grupo extremista islâmico que controla a Faixa de Gaza pagará “um preço sem precedentes” pela ofensiva, que teria usado mais de 5.000 foguetes. “Estamos em guerra. Esta não é uma operação simples”, afirmou Netanyahu.

A ofensiva surpresa envolveu a infiltração de homens armados em cidades israelenses, acompanhada de uma intensa série de ataques de foguetes, lançados a partir da Faixa de Gaza. De acordo com informações das Forças Armadas de Israel, dezenas de militantes conseguiram se infiltrar por terra, mar e até mesmo utilizando parapentes.

Os ataques resultaram em pelo menos 22 israelenses mortos e outras 545 pessoas feridas, segundo as autoridades do serviço de ambulâncias de Israel, com a ressalva de que esses números podem aumentar.

Essa infiltração representa um episódio sem precedentes, envolvendo um número desconhecido de homens armados do Hamas ingressando em Israel a partir de Gaza, marcando uma das escaladas mais graves no conflito israelo-palestino em anos.

A mídia israelense noticiou confrontos entre grupos de combatentes palestinos e forças de segurança em cidades do sul de Israel. O chefe da polícia de Israel mencionou a existência de “21 cenas ativas” no sul de Israel, destacando a extensão do ataque.

Em Gaza, a população correu para adquirir mantimentos em antecipação aos próximos dias de conflito. Alguns indivíduos deixaram suas casas e se dirigiram a abrigos em busca de segurança.

O comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, anunciou o início da operação numa transmissão nos meios de comunicação do Hamas, apelando aos palestinos de todo o mundo para lutarem. “Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação na Terra”, disse ele.

Com informações de FolhaPress


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJDFT mantém condenação de banco por falha na prevenção ao ‘golpe da maquininha’”

A 2ª Turma Recursal do Distrito Federal manteve a condenação do BRB e da Cartão BRB para ressarcir consumidor vítima do “golpe da maquininha”. O colegiado entendeu que a autenticação por chip e senha não afasta a responsabilidade objetiva das instituições financeiras por fraudes de terceiros, conforme a Súmula 479 do STJ, especialmente quando há movimentações anormais sem atuação preventiva do banco.

Ministério da Justiça abre processo administrativo contra site de revenda de ingressos por supostas irregularidades

A Senacon instaurou processo administrativo contra a Viagogo por suspeita de induzir consumidores a acreditar que a plataforma é um canal oficial de venda de ingressos. O órgão determinou que o site informe de forma clara que atua na revenda de ingressos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A investigação também apura possíveis falhas na identificação de vendedores, rastreabilidade das operações e práticas relacionadas ao cambismo digital.

STJ decide que perdas e danos em substituição à adjudicação compulsória não prescrevem

A Terceira Turma do STJ decidiu que a indenização por perdas e danos decorrente da impossibilidade de outorga da escritura definitiva em ação de adjudicação compulsória não está sujeita à prescrição. O colegiado entendeu que a reparação substitui a obrigação original de transferir o imóvel e, por isso, mantém a mesma natureza imprescritível da pretensão à adjudicação compulsória.

Recuperação judicial exige equilíbrio para preservar empresas e credores, diz Marcello Perino

A recuperação judicial é um mecanismo importante para preservar empresas viáveis, mas deve ser conduzida com equilíbrio entre a continuidade da atividade econômica e a proteção dos credores. Para Marcello Perino, a adoção de critérios técnicos e a análise rigorosa da viabilidade dos planos são essenciais para garantir a efetividade do processo e a segurança jurídica.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo