O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quinta-feira (21), o projeto de lei que estabelece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o Brasil. A data, celebrada em 20 de novembro, recorda o falecimento de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares no século XVII, e é um momento de conscientização sobre a cultura negra e a luta pelos direitos da população negra no país.
Anteriormente, o feriado já era reconhecido em seis estados (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo) e na cidade de Boa Vista, em Roraima, além de cerca de 1,2 mil municípios. Com a sanção presidencial, a celebração se torna um feriado nacional.
A proposta do feriado nacional foi aprovada pela Câmara e pelo Senado no mês passado, após a bancada negra recém-formada na Câmara apresentar o projeto. Vale destacar que, em 2011, o Congresso havia aprovado uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, porém, na época, a decisão de torná-lo um feriado nacional não foi concretizada.
Zumbi
A trajetória do líder do quilombo de Palmares, assassinado dia 20 de novembro de 1695 por bandeirantes, inspirou e deu força à luta da população negra no Brasil. Segundo o site do MEC, o Quilombo dos Palmares estava localizado na Serra da Barriga, no interior do estado de Alagoas;
O Palmares resistiu ao sistema escravocrata em vigor no país já que ali, livres, mulheres e homens negros ganhavam sua liberdade para viver sua cultura, plantar e comercializar com cidades próximas à região.
Com informações do G1.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!