O ex-prefeito de Bayeux, Berg Lima, foi absolvido nesta quarta-feira (24) pelo juiz da 1ª Vara de Bayeux no processo penal em que era acusado de receber propina de um fornecedor da Prefeitura. A denúncia, que resultou em sua prisão e afastamento do cargo à época, também culminou em sua renúncia ao cargo de prefeito.
O advogado de Berg, Inácio Queiroz, recebeu a sentença absolutória com tranquilidade, destacando que no processo ficou amplamente demonstrada a armadilha montada pelo empresário/fornecedor, buscando ludibriar a justiça. O magistrado sentenciante confirmou que não há uma única prova que incrimine Berg Lima nesse processo.
RELEMBRE: Caso Berg Lima e a Acusação de Propina
Berg Lima foi preso em flagrante em 5 de maio de 2017, em uma ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), acusado de corrupção passiva e peculato. O momento do recebimento do dinheiro foi registrado em vídeo, no qual um empresário fornecedor da prefeitura de Bayeux contava e entregava R$ 4 mil ao prefeito.
Na ocasião, a assessoria de imprensa de Berg Lima enviou uma nota à imprensa, alegando ser vítima de uma armação política. O prefeito foi detido em um restaurante, que supostamente pertencia ao fornecedor que pagou a propina, e o dinheiro foi apreendido com ele.
Berg Lima foi levado para a sede do Gaeco e, posteriormente, para a Central de Polícia em João Pessoa. Durante o depoimento, preferiu ficar em silêncio. O dinheiro, segundo as investigações, seria uma contrapartida para a liberação do empenho do empresário. Nas imagens, após a contagem do dinheiro, o prefeito faz uma ligação solicitando a liberação do empenho a um secretário.
Com informações do Polêmica Paraíba.
Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!