CIBERCULTURA, REPROGRAMAÇÃO E VIOLÊNCIA

Data:

A insuficiência do processo civilizatório em condições não-mediáticas pressupõe uma série de imperativos sem os quais a lógica cultural do capitalismo tardio (JAMESON, 1997) não se faz mais possível. A experiência online retroage sobre a vida cotidiana off-line e reprograma dramaticamente os fluxos psíquicos, sociais, culturais, afetivos e sexuais, que passam a sofrer interferência direta das coordenadas ideológicas bem delineadas de oligopólios ciberculturais (da superfície e do submundo da cibercultura). Há uma sutileza neste processo de reprogramação psicossocial que não escapa à percepção dos fenômenos invisíveis da cibercultura.

Os oligopólios ciberculturais (da superfície e do submundo) operam sob dinâmicas próprias do ciberespaço para manter e ampliar sua base de usuários, valendo-se, para isso, da substituição estratégica de preferências originais por estímulos simulados e hiper-reais, que desembocam no consumo desenfreado e na liquidação dos sentidos (BAUDRILLARD, 1991), causando assim, a reprogramação do imaginário social (MAGOSSI, 2023). O fenômeno diz respeito a um marcador social de alta complexidade implicitamente ligado aos media e às redes digitais.

Em compasso histórico avançado em relação à temática, todos os acontecimentos se apresentam como modalidade da técnica (HEIDDEGER, 1958), calcada em resultados —custe o que custar para o ser humano. Evidências de época traduzem o cativeiro interativo da técnica. A saturação da interatividade em ambiente digital pressupõe violência. A violência invisível e simbólica caracterizam-se pela imposição da visibilidade mediática em todos os aspectos da vida contemporânea (TRIVINHO, 2007). Nessa armadilha, as condições do mundo do trabalho são transferidas para o mundo do lazer como se não houvesse outras formas possíveis de vida.

A domesticação psíquica (CHUL HAN, 2018) transforma o corpo em receptor da violência absorvida sem contestação. Caso haja reação, há punição. Isto é, perde-se o lugar ao sol na cibercultura — o que também não é garantia de nada além de likes e seguidores.

A lógica cultural do capitalismo tardio (JAMESON, 1997) se esfuma no processo de disputa das atenções. De acordo com Axel Honneth, em “The struggle for recognition: the moral grammar of social conflicts” (1995), o indivíduo é movido pela busca de reconhecimento tanto no contexto profissional quanto no pessoal. Nessa perspectiva, a luta pelo reconhecimento não gira em torno da validação das suas virtudes ou competências, mas da legitimação da sua existência pelo outro. Por isso, a sociedade civil cede às diretrizes ilógicas, sem questionarem, visto que a necessidade de pertencimento e validação dos pares é crucial.

No período em curso, a busca por reconhecimento permeia todas as condições da visibilidade mediática. Essas condições de época enquadram até mesmo o sorriso no arco de caracterização da violência invisível; parte de trabalho imaterial (GORZ, 2005). Nessa perspectiva, o sorriso é o modo de acontecer a compra na sociedade tecnológica atual. O status apresenta-se como valor de pertencimento social e o design se faz mais importante que a mercadoria.

Vive-se a roda-viva de signos deslocados dos seus significantes originais. A economia, a política, a sociedade, o afeto e a sexualidade, foram transformados em signos em formato de notícias, tweets, posts e memes que são repassados como estrato simbólico da cultura. Todos esses signos em forma de estrato simbólico da cultura possuem a ideologia violenta de grandes estruturas tecnológicas.

Com a razão desbodrada, reconhece-se que a espontaneidade está asfixiada. Identifica-se, assim, o domínio sutil das condições prévias para o modo de vida acontecer: subordinado à reprogramação algorítmica e ideológica de oligopólios ciberculturais (da superfície e do submundo do ciberespaço).

REFERÊNCIAS

ANDERS, Günther. O homem está antiquado. In: “Revista Temáticas”, n. 35/36, ano 18, 2010.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo, AnnaBlume, 2005.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.

HEIDDEGER, Martin. Essais et Conférences. Paris: Gallimard. 1958.

HONNETH, Axel. The struggle for recognition: the moral grammar of social conflicts. Cambridge: Polity Press, 1995.

JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.

MAGOSSI, Priscila Gonçalves. O sistema de capatazia do submundo. In: XVI Simpósio Nacional da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) — Informação, tecnodiversidade e estética, realizado no formato híbrido, na Universidade Federal de Santa Maria/RS, de 28 de novembro a 1ºde dezembro de 2023. Disponível em: https://abciber.org.br/simposios/index.php/abciber/abciber16/paper/view/2357/1117

TRIVINHO, E. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.

Deixe um comentário

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como garantir a proteção dos Direitos Autorais na era da inteligência artificial?

Entenda como assegurar o "Direito autoral na era da inteligência artificial" e proteja suas criações no ambiente digital dinâmico de hoje.

Direito autoral na era da inteligência artificial

Descubra como o direito autoral está se adaptando à era da inteligência artificial. Entenda os desafios e oportunidades nesse cenário em constante evolução.

Estupro Virtual: Entenda o Crime IInformático

Descubra o que é Estupro Virtual e como se proteger desse crime cibernético. Saiba as consequências legais e como denunciar casos suspeitos no Brasil.

Propriedade Industrial no Metaverso

Descubra como a Propriedade Industrial no Metaverso está moldando o futuro digital. Entenda os desafios e oportunidades nesse novo ambiente virtual.