TRF1 mantém aposentadoria por idade a pescadora artesanal na condição de segurada especial

Data:

TRF1 mantém aposentadoria por idade a pescadora artesanal na condição de segurada especial | JuristasA 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) confirmou a sentença que reconheceu o direito de uma pescadora artesanal à aposentadoria por idade na qualidade de segurada especial.

No voto, o relator, desembargador federal Morais da Rocha, destacou que a autora comprovou ter atingido a idade mínima exigida para a concessão do benefício, apresentando documentação que evidencia idade superior a 55 anos no momento do ajuizamento da ação.

Para demonstrar o “início razoável de prova material” da condição de segurada especial, a magistrada ressaltou que foram juntados aos autos: a carteira de pescadora profissional artesanal; comprovantes de recebimento do seguro-defeso; registros de recolhimento de contribuições previdenciárias no período de 2009 a 2020; além de Termo de Autorização expedido pelo Serviço de Patrimônio da União do Pará (SPU/PA), autorizando o uso da propriedade pela autora e seu companheiro, qualificando-a como pescadora.

O desembargador afirmou que a prova material indiciária, somada à prova testemunhal colhida nos autos e devidamente considerada pela sentença, foi suficiente para comprovar o exercício da atividade de segurada especial pelo período correspondente à carência legal de 180 contribuições mensais.

Diante disso, o Colegiado, por decisão unânime, negou provimento à apelação interposta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), confirmando que a autora preencheu todos os requisitos legais para a concessão da aposentadoria desde a data do requerimento administrativo.

(Com informações do TRF1)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Advogado ajuíza ação de R$ 12 bilhões no STF com alegações de organização criminosa internacional e controle mental

Um advogado ajuizou no STF ação indenizatória de R$ 12 bilhões alegando ser vítima de uma suposta organização criminosa internacional responsável por clonagem de DNA, manipulação genética e controle mental. A ação reúne dezenas de autoridades, empresários, artistas e instituições como rés, além de formular pedidos de investigações, medidas cautelares e indenizações. O processo ainda aguarda análise do Supremo Tribunal Federal.

Câmara aprova projeto que suspende prescrição da pena de condenados foragidos

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que suspende a contagem da prescrição da execução penal de condenados que fugirem da prisão ou descumprirem as condições da liberdade condicional. Pela proposta, o prazo prescricional permanecerá interrompido até a captura ou reapresentação do condenado, evitando que a fuga resulte na extinção da punibilidade pelo decurso do tempo. O texto segue agora para análise do Senado Federal.

Influenciador viraliza ao defender que pais têm obrigação de sustentá-lo por toda a vida

O influenciador Hassan Azteca viralizou ao afirmar que não pretende trabalhar porque considera que seus pais têm obrigação de sustentá-lo, já que não consentiu em nascer. A declaração gerou intenso debate nas redes sociais e trouxe à discussão questões relacionadas ao dever de sustento familiar, à autonomia dos filhos adultos e às dificuldades enfrentadas pelos jovens no mercado de trabalho. Sob a ótica jurídica, a obrigação alimentar dos pais em relação a filhos maiores não é automática nem permanente, dependendo da análise das circunstâncias previstas em lei.

CNJ estabelece novas diretrizes para acelerar julgamento de execuções fiscais antigas

O CNJ editou a Resolução nº 689/2026 para disciplinar o tratamento de aproximadamente 1,6 milhão de execuções fiscais pendentes há mais de 15 anos. A norma determina a intimação das Fazendas Públicas para manifestação sobre os processos antigos, prevê a análise da prescrição intercorrente quando não houver impulso processual efetivo, proíbe novas cobranças após a extinção do crédito tributário e estabelece a adoção de ferramentas de automação e gestão por dados para aumentar a eficiência do Judiciário.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo