Modelo - Ação de Divórcio Litigioso - Guarda

Data:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE [CIDADE-UF]

 

 

Divórcio Litigioso
Créditos: Vim / Depositphotos

[NOME DO CLIENTE], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador(a) do CPF nº 0000000 e do RG nº 0000000, residente e domiciliado(a) na Rua [NOME DA RUA], nº 000, bairro [NOME DO BAIRRO], CEP 00000000, [CIDADE-UF], por meio de seu(sua) advogado(a), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor:

AÇÃO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO COM PEDIDO DE GUARDA JUDICIAL

em face de [NOME DO CÔNJUGE], portador(a) do CPF nº 00000000, residente na Rua [NOME DA RUA], nº 000, bairro [NOME DO BAIRRO], CEP 00000000, [CIDADE-UF], pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

DO PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA

O(A) Requerente declara não possuir condições financeiras para arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, conforme declaração de hipossuficiência anexa. Assim, requer o benefício da gratuidade da justiça, nos termos da Lei nº 1.060/50 e do art. 98 do Código de Processo Civil - CPC.

DOS FATOS

O casal conviveu em matrimônio por aproximadamente [X ANOS], durante os quais adquiriram um bem imóvel situado na Rua [NOME DA RUA], nº 00, [CIDADE-UF], cuja partilha é requerida. Possuem [NÚMERO DE FILHOS] filhos menores de idade, atualmente sob a guarda de fato do(a) Autor(a), conforme comprovam as certidões anexas, sobre os quais se pleiteia a guarda judicial.

DO DIREITO

Quanto ao divórcio, a Emenda Constitucional nº 66/2010 facilitou seu procedimento, eliminando a necessidade de prévia separação judicial por mais de um ano ou comprovação de separação de fato por mais de dois anos. Atualmente, o art. 226, § 6º, da Constituição Federal estabelece de forma simplificada que “O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”, permitindo a dissolução matrimonial de maneira mais ágil e menos burocrática.

Em relação à guarda dos menores, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art. 33, estabelece que a guarda confere ao detentor a responsabilidade de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, assegurando o direito de oposição a terceiros, inclusive aos pais.

DOS PEDIDOS E DOS REQUERIMENTOS

Diante do exposto, pede e requer:

a) A concessão do benefício da Justiça Gratuita;

b) A intimação do representante do Ministério Público Estadual para atuar no feito;

c) A citação do(a) Ré(u) para, querendo, contestar a ação, sob pena de revelia;

d) A concessão da guarda provisória dos menores ao(à) Autor(a), conforme documentação anexa;

e) Posteriormente, a concessão da guarda definitiva dos menores ao(à) Autor(a);

f) A procedência total da presente Ação de Divórcio Litigioso com pedido de Guarda Judicial;

g) A partilha do bem imóvel mencionado;

h) A produção de todas as provas admitidas em direito, especialmente documental, testemunhal (rol anexo) e depoimento pessoal.

Dá-se à causa o valor de R$ XXXX,XX [VALOR DA CAUSA POR EXTENSO].

Nestes termos,
Pede e espera deferimento.

[CIDADE - UF], [DIA] de [MÊS] de [ANO].

[ASSINATURA DO ADVOGADO]
NOME DO ADVOGADO
OAB - UF Nº [NÚMERO DA OAB]

Ação de Divórcio Litigioso
Créditos: IgorVetushko / Depositphotos
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Petição - Abandono Afetivo - Ação Indenizatória

O Réu, ciente de sua paternidade em relação ao Autor, tem consistentemente falhado em suas responsabilidades parentais, negando apoio e cuidado ao filho, como será demonstrado pelas provas a serem apresentadas.

Modelo - Ação Indenizatória por Danos Morais - Abandono Afetivo

O Autor é _____ e objetiva por meio da presente ação o reconhecimento do abandono afetivo e consequente indenização por danos morais . O Réu, apesar de ter plena ciência do vínculo paterno com o Autor, vem reiteradamente negando a sua responsabilidade de auxiliar na criação do filho, agindo como se o mesmo nunca tivesse existido, o que se demonstrará pelas provas que pretende produzir.

Modelo de Petição - Ação de Contrafação

O Requerente é detentor da patente nº …., expedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, datada de ……. (dia, mês e ano), conforme documento anexado (doc. ….).

Modelo - Ação de alteração de registro civil – mudança de sexo e prenome

1. O Requerente, geneticamente, nasceu sob o sexo Masculino, na Cidade de ………….., no dia …. de ……… de ……. Entretanto, é de salientar a Vossa Excelência que desde os …. (……) anos de idade percebeu que não tinha nada haver com o seu SEXO BIOLÓGICO, pois PSICOLOGICAMENTE pertencia ao SEXO FEMININO, tanto que aos … (….) anos de idade passou, definitivamente, a usar roupas femininas, bem como a ter atração por homens;