Modelo de petição de ação de reparação a título de danos morais e materiais por ser vítima de fraude em conta bancária
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da [Comarca]
[Nome do Requerente], brasileiro(a), [estado civil], [profissão], portador(a) da Carteira de Identidade nº [número], inscrito(a) no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], por meio de seu advogado infra-assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor a presente
AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS
em face de [Nome do Banco], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo do banco], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I. DOS FATOS
- No dia [data], o Requerente foi surpreendido com diversas transações realizadas em sua conta bancária, as quais não reconheceu e não autorizou.
- As transações fraudulentas totalizaram o valor de R$ [valor], conforme extrato bancário anexado (Doc. 1).
- Imediatamente, o Requerente entrou em contato com o banco, comunicando a fraude e solicitando o bloqueio da conta e o estorno das transações.
- Apesar das diversas tentativas de resolução administrativa, o banco se recusou a realizar o estorno das transações fraudulentas, impondo ao Requerente o ônus de um prejuízo financeiro significativo.
- Além dos danos materiais, o Requerente sofreu abalos emocionais e transtornos em virtude da fraude e da negativa de estorno por parte do banco.
II. DO DIREITO
- O artigo 186 do Código Civil Brasileiro dispõe que “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.
- O artigo 927 do Código Civil estabelece que “aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”.
- O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) prevê a responsabilidade objetiva do fornecedor pelos danos causados ao consumidor por defeitos relativos à prestação dos serviços, independentemente da existência de culpa.
- O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor determina que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais.
III. DOS PEDIDOS E DOS REQUERIMENTOS
Diante do exposto, pede e requer a Vossa Excelência:
a) A citação do Requerido para, querendo, apresentar contestação, sob pena de revelia;
b) A condenação do Requerido ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ [valor], correspondente às transações fraudulentas não estornadas, corrigido monetariamente desde a data do prejuízo, acrescido de juros legais desde a citação;
c) A condenação do Requerido ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ [valor], ou outro valor que Vossa Excelência entender devido, em virtude do sofrimento, abalo emocional e transtornos causados pela fraude e pela negativa de estorno;
d) A condenação do Requerido ao pagamento em dobro do valor cobrado indevidamente, conforme prevê o artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor – CDC;
e) A condenação do Requerido ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, estes fixados em 20% sobre o valor da condenação;
f) Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente documental e testemunhal.
Termos em que,
Pede deferimento.
[Cidade], [data].
[Nome do Advogado]
OAB [número]