Carteira do Autista Digital pode ser emitida pelo Gov.pi Cidadão

Data:

Criança autista impedida de entrar em sala por falta de máscara será indenizada
Créditos: VadimVasenin / Depositphotos

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do estado do Piauí (Seid) anunciou que a Carteira de Identificação do Autista agora pode ser emitida de forma digital por meio da plataforma Gov.pi Cidadão, oferecendo maior comodidade aos usuários.

A coordenadora da Carteira do Autista, Lidiane Marques, ressaltou que as solicitações já estão em andamento na plataforma, permitindo que os residentes em municípios do interior também tenham acesso ao serviço de forma mais rápida e eficiente. “Todos os documentos devem ser digitalizados e anexados no site ou no aplicativo, para que possamos analisar os processos com mais facilidade, possibilitando um retorno mais rápido para a população”, declara.

alunos autistas
Créditos: Nambitomo | iStock

Essa iniciativa faz parte do projeto de digitalização do estado do Piauí, que visa disponibilizar uma ampla gama de serviços digitais aos cidadãos, facilitando o acesso e agilizando os processos. Atualmente, são 53 serviços digitais disponíveis, com a meta de atingir 100 serviços até o final de 2023. Os interessados podem acessar a plataforma por meio do site ou baixar o aplicativo Gov.pi Cidadão nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store.

A Carteira de Identificação do Autista é uma importante ferramenta que garante atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, e contribui para a inclusão social das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para solicitar a Carteira do Autista Digital, os passos são os seguintes:
1. Baixe o aplicativo Gov.pi Cidadão ou acesse o site: pidigital.pi.gov.br.
2. Faça o login com os dados da pessoa autista através do ID Piauí ou gov.br.
3. Clique em “Serviços” na parte inferior da tela.
4. Selecione o órgão “SEID-PI” e clique em “Solicitar Carteira de Identificação do Autista”.
5. Clique em “Acessar o serviço digital”.
6. Complete corretamente os dados do beneficiário na primeira etapa e clique em “Próximo”.
7. Preencha corretamente os dados de endereço na segunda etapa e clique em “Próximo”.
8. Na terceira etapa, anexe os documentos escaneados em formato PDF, incluindo o laudo médico, RG ou Certidão de Nascimento, CPF, foto digital, RG do Responsável Legal (se aplicável), e comprovante de residência atualizado (o usuário deve residir obrigatoriamente no Estado do Piauí).
9. Conclua a operação e aguarde a análise do seu processo, que ocorrerá em até 30 dias.

É importante garantir que os documentos anexados estejam legíveis e em conformidade com as informações fornecidas no sistema.

Com informações do Cidade Verde.com.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.