Correntista da 99 Pay receberá indenização por conta digital bloqueada

Data:

Recuperação Judicial
Créditos: nerosu / iStock

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve uma importante decisão que condenou a 99 Pay S/A, a 99 Pay Instituição de Pagamento S/A e a 99 Tecnologia Ltda a indenizar um correntista que teve sua conta digital bloqueada por mais de três meses. A decisão fixou a quantia de R$ 5 mil a título de danos morais.

O autor da ação relatou que mantém uma relação jurídica baseada em um contrato de manutenção de conta digital com a ré. Ele alega que sua conta foi indevidamente bloqueada pela 99 Pay e que ficou impossibilitado de acessar seus recursos por mais de três meses. Ao entrar em contato com a empresa, foi informado de que o bloqueio se deu por motivo de segurança.

Correntista da 99 Pay receberá indenização por conta digital bloqueada | Juristas
NOTE TO INSPECTOR: All visible graphics and illustrations are our own design, and were produced for this particular shoot. I am the author of everything that you see in the image.

Em sua defesa, a empresa argumentou a inexistência de qualquer ato ilícito e que não foram preenchidos os requisitos necessários para caracterizar o dano moral. Segundo a empresa, o autor não comprovou o abalo moral alegado, e no máximo, teria experimentado um inconformismo que não justificaria uma indenização.

No entanto, o colegiado que analisou o caso destacou que a falha na prestação do serviço foi evidente, já que o autor teve sua conta bloqueada por um período tão longo. Essa situação comprometeu significativamente sua vida financeira, especialmente porque ele recebia seu salário por meio da instituição ré.

A decisão reforça a importância de que as empresas prestadoras de serviços financeiros mantenham a qualidade e a segurança de suas operações. Qualquer bloqueio de conta que afete negativamente a vida financeira do cliente deve ser justificado e solucionado de forma ágil.

dano moral coletivo
Créditos: Juststock | iStock

Essa decisão também serve como um precedente importante para outros casos similares, onde correntistas possam ter seus direitos lesados devido a bloqueios indevidos de contas digitais.

Por fim, os magistrados acrescentaram que o correntista tentou resolver o problema diversas vezes e obteve sempre a resposta de que a conta foi bloqueada por motivo de segurança. Portanto, para a Turma é “evidente ter a recorrente excedido o seu exercício regular do direito” e, por consequência, estão “presentes os requisitos para condenação da recorrente em danos morais, nos termos do art. 5º, X, da CF/88, 186, 927, ambos do CC”.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
.


Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Revista Juristas amplia sua presença no cenário jurídico nacional e valoriza a produção intelectual brasileira

A Revista Juristas vem ampliando sua presença no cenário jurídico brasileiro ao promover a divulgação da produção intelectual de profissionais que contribuem para o desenvolvimento do Direito, o fortalecimento das instituições e o aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Com 11 edições publicadas até outubro de 2026, a revista reúne entrevistas, artigos e reflexões sobre temas que influenciam diretamente a sociedade brasileira.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo